Bolo vermelho de oito camadas representa os herois e heroínas de Pantera Negra

É Típico!

De Pantera Negra a Harry Potter, doceiras exercitam criatividade no Sweet Coffee Week

Nova edição do já consolidado festival de doces e cafés acontece até dia 20 de novembro com grande engajamento das cafeterias, são 27 ao todo

18 de novembro de 2020

O Sweet Coffee Week lançou mais uma edição para movimentar as cafeterias e docerias da cidade neste período de reabertura gradual dentro dos protocolos da pandemia. O roteiro tem 27 participantes e 33 endereços nos quatro cantos da cidade, oferecendo combos e sweet gifs ao preço único de R$ 20,90. A participação é diversificada, o que reforça o bom engajamento desses espaços gastronômicos ao evento idealizado pela produtora Eline Eulália. Toda edição é temática e nesta o tema é Heróis & Vilões, fazendo uma referências aos personagens de quadrinhos, principalmente àqueles adaptados para o cinema. Os combos incluem uma combinação de doce, café e salgado ou de gift para viagem. É a criatividade do universo geek levada ao mundo da doceria.

Ao longo dos 11 dias de evento, o público também vai poder votar e escolher seu combo favorito. Nessa edição, além do júri popular, um júri técnico, composto por especialistas no ramo da confeitaria, vai fazer a escolha do melhor combo. Além do título, cada categoria (técnico e popular) leva para casa um prêmio em dinheiro, numa parceria do Sweet Coffee com o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil no RN (SICOOB). O banco vai fazer entrega dos prêmios aos ganhadores do primeiro ao terceiro lugar.

Os Sweet Lovers, como são chamados os fãs do evento, também vão poder ganhar prêmios, através de promoções e concurso de fantasia nas redes sociais, com direito a levar para casa um Sweet Card SICOOB com um valor determinado para o consumo dos combos.

Salgado em homenagem ao Pantera Negra: Pão com carvão ativado e recheio de acarajé

Destaque nas redes

O festival tem um site próprio que reúne a lista de combos e endereços dos locais, basta acessar AQUI e clicar nas logomarcas dos participantes que estão na página principal do site. Mas as docerias estão vendendo combos antecipados em suas redes sociais. O combo Pantera Negra da Bocaditos, por exemplo, esgotou a venda nestes primeiros dias.

Com muita criatividade, o Bacaditos resolveu homenagear os heróis e heroínas do primeiro exército 100% feminino e negro da história do cinema. Das cores do figurino vencedor do Oscar entrou o bolo Finger de 8 camadas que ilustra a imagem principal da matéria. Ele é composta por massa amanteigada vermelha recheada com mousse de cream cheese e frutas vermelhas, massa amanteigada vermelha recheada com mousse de chocolate black, massa amanteigada vermelha recheada com compota de frutas vermelhas, massa amanteigada vermelha coberta com uma camada de chocolate e crocante de amendoim e para decorar discos de chocolate meio amargo e ganache.

 

Jolie apostou nas Tartarugas-Ninja. Já a Café com Bike fez sua releitura do vilão mais conhecido da atualidade, o Coringa.

Já o salgado, um pão feito com carvão ativado e abóbora recheado de camarão com dedê e leite de coco, uma espécie de acarajé para homenagear o primeiro herói negro da história do cinema e o ator e também herói do mundo real Chadwick Boseman (In memoriam 28/08/20), que rompeu barreiras do preconceito e foi o primeiro ator negro a interpretar um herói protagonista.

A Jolie foi dos heróis retrô da geração anos 90. As tartarugas Ninja foram representados pelo  mutagênico de limão, o líquido que deu início à mutação de Donatello, Leonardo, Michelangelo, Raphael e de seu mestre, o Splinter. Os cookies fazem também alusão ao formato redondo e irregular do casco de tartaruga.

 

Harry Potter inspira o combo da Mr Cupcake. No Mangai, a literatura brasileira deu o tom: Sítio do Pica-pau-amarelo

O Mangai, como não poderia deixar de ser, revisitou os cafés de Tia Anastácia e Dona Benta do Sítio do Pica-Pau Amarelo. A tapioca de carne de sol com nata representa a Dona Benta e a Tia Nastácia, e o trio de doce de pão de macaxeira representa Narizinho, Pedrinho e Emília.

A Café com Bike apostou no vilão mais atual da temporada, o Coringa. “Criamos uma torta ácida e aromática, que tem também um pouco de doçura, como forma de representar o carinho que ele tinha pela mãe. A calda de morango remete ao sangue, o momento em que ele se revela como vilão. O sanduíche de frango defumado, por sua vez, foi pensando a partir do hábito de fumar do anti-herói”, explicou a criadora em seu perfil. O salgado é sanduíche  “Pink Smoke” de frango defumado cremoso com calabresa, barbecue de caju, aioli e pão de beterraba. O doce é Cake de limão siciliano, bolo  amanteigado com ganache e chantilly a base de limão.

Mr Cupcake Confeitaria escolheu o bruxinho mais amado dos anos 2000, Harry Potter. O combo representa a luta entre o bem e o mal que compõe a saga literária Harry Potter. Na figura do vilão Lorde Voldemort, que nos mostra como a natureza humana pode ser subversiva e inescrupulosa; mas o nosso super-herói, Harry Potter, traz um pouco de esperança e nos faz perceber o quanto o ser humano pode ser generoso e leal.

PARTICIPANTES HERÓIS E VILÕES

Atelier Mine Confeitaria

Bell's Café

Bella Petit Doceria

Bocaditos

Café brigadeiro

Café com Bike

Caroli douces

Casa Nacre

Casa de Taipa Tapiocaria

Casa dos Salgados Gourmet

Cecília Mindelo Brownies

Chocolatudos

Cookorote Confeitaria Criativa

DasMelo confeitaria

Delizéu Gourmet

Dolce Gelato

Edileuza doces finos

Frans Café

Jolie Café Pâtisserie

Kyara Doces

Mangai Restaurante

Momento Gourmet

Mr. Cupcake Confeitaria

Paneer Patisserie

Rafaela Fontes Chocolateria

Realize Gourmet

Suisse Brownie

Very Sugar