Pesquisadora utiliza a arte para falar sobre deficiência no Brasil

Agenda Cultural

Deficiência nas artes é tema de curso inédito de Carolina Teixeira

“Estética da Experiência' começa nesta segunda-feira, com aulas gratuitas online. Inscrições ainda estão abertas

08 de março de 2021

A artista e pesquisadora brasileira Carolina Teixeira tem uma reconhecida contribuição no estudo da deficiência na dança. De sua bagagem nasce “Estética da Experiência, um curso de introdução aos Estudos da Deficiência (Disability Studies) no campo da arte. A atividade é destinada a artistas, pesquisadores, educadores de áreas afins. As aulas ocorrem a partir desta segunda-feira 08 e segue até 13 de março, com links liberados para os inscritos a partir das 00:00 até a 00:00 do dia seguinte e assim sucessivamente. Todos os módulos terão descrição em Língua Brasileira de Sinais. O número de vagas é 35 participantes. Para realizar a inscrição e obter mais informações basta entrar em contato através do email artecontatoeducacao@gmail.com

Estéticas da Experiência é o primeiro curso no país a abordar o tema e traz a possibilidade de ampliar a discussão sobre ao fenômeno da Deficiência na História das Artes e e em seus contextos políticos sociais. Este curso é patrocinado pela Lei Aldir Blanc do Governo Federal, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

É artista-performer, e pesquisadora. Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia. Nascida em Natal, ela investiga o fenômeno da Deficiência e a presença destes corpos na cena contemporânea no Brasil e no exterior. Em seus 26 anos de carreira dedicados à Deficiência enquanto campo de conhecimento estético e acadêmico, tornou-se referência no país no âmbito da pesquisa e da prática artística quando envolve esta experiência. Atuou como bailarina, coreógrafa e por fim diretora da renomada Roda Viva Cia de Dança. Criou para companhias brasileiras e estrangeiras.

Trabalhou como pesquisadora associada na Oberlin College em Ohio (US). É artista independente e consultora em acessibilidade estética contribuindo de forma autônoma para instituições públicas e privadas do país.

Publicou o livro Deficiência em Cena, lançado em 2011 pela Editora Ideia - PB.