Área da Costeira conhecida como Pinheirinhos tem projeto para parque público
Agenda Cultural
Em 2018, Idema e Secretaria Estadual de Infraestrutura deram início a construção do primeiro parque urbano a beira mar
05 de setembro de 2020
A deputada estadual Cristiane Dantas (SDD) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa solicitando à governadora, Fátima Bezerra, que seja retomado o projeto do parque urbano, localizado na Via Costeira, denominado “Costeira Parque”.
“Em meados de 2018, o Governo do Estado, por meio do Idema e da Secretaria Estadual de Infraestrutura deu início a um projeto chamado Costeira Parque, que consistia em uma construção do primeiro parque urbano a beira-mar de Natal, no local onde outrora funcionou o Vale das Cascatas, local que hoje é conhecido por "pinheiros" ou "pinheirinhos", explicou Cristiane.
A parlamentar destacou a importância do projeto para o turismo e a qualidade de vida dos natalenses. “A Via Costeira, avenida Senador Dinarte Mariz, é a mais bela via expressa do Estado e faz a ligação entre a zona Sul e a zona Norte de Natal. Tem aproximadamente 10 km de extensão e diversos e luxuosos hotéis. No entanto, todo esse potencial que a via tem não está sendo utilizado da forma como deveria, promovendo saúde, bem-estar, emprego e economia para a população e para o Estado”, justificou.
Cristiane Dantas lamentou a interrupção do projeto, por recomendação do Ministério Público Federal (MPF). “Por recomendação do MPF, acerca de adequações necessárias para o andamento sustentável e correto do projeto, este foi paralisado à época e até o momento, aproximadamente dois anos depois, nada mais foi feito, tampouco falado em relação à retomada do projeto”, relembrou.
A deputada entende que a retomada do Projeto “Costeira Parque” dará um impulso econômico ao turismo. “É fato que a retomada será de grande valia para o Estado, sob todos os aspectos, indo da promoção de saúde e bem-estar da população, até para o impulso econômico que a obra vai gerar, como emprego, criação de novos postos de trabalho e empresas no local, ou seja, fará com que o Estado seja beneficiado por completo”, concluiu.
O requerimento também foi encaminhado ao diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Leonlene de Souza Aguiar e ao Secretário Estadual de Infraestrutura, Gustavo Fernandes Rosado Coelho.
Vale lembrar que o projeto foi desenvolvido pela arquiteta e ex-aluna da UFRN Erika Mendes em 2014, como objeto de TCC em sua graduação. Ela atuou na equipe junto ao Idema para a criação do parque praiano. O projeto contempla área para piqueniques, academia pública, pista de skate e quadra para prática de diversas modalidades esportivas.
Fonte: ALRN
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022