Deusa do Forró completou 30 anos de carreira em 2019. Foto: Cedida

Agenda Cultural

Deusa do Forró recebe Xangai em prosa on-line

Forrozeira apresenta "Colo de Mãe" no Youtube da Gema Produções. Durante a semana, segue com bate-papo ao vivo na rede social

08 de maio de 2021

Cinthia Lopes

Muito antes do chapéu de couro e o triângulo viralizar nas redes sociais como ícones nordestinos, a cantora potiguar Deusa Nordestina do Forró já fazia com os metais e a indumentária de vaqueiro uma verdadeira revolução em sua banda de forró. Desde  As Nordestinas ou atualmente em sua carreira solo, Deusa representa a  resistência do forró clássico, intepretando compositores regionais e potiguares, além de canções autorais, com alegria, ritmo e movimento. 

Deusa, cujo nome cartorial é Iranilda Santana, nasceu em Acari e canta desde criança. Completou em 2019 três décadas de carreira. Para celebrar a trajetória lançou um álbum solo e videoclipe através da produtora potiguar Gema Produções. E é pelo canal do Youtube de sua produtora que apresenta neste domingo (9) live “Colo de Mãe” a partir das 14h. A apresentação terá no repertório músicas do seu novo álbum e clássicos do forró de raiz. Link AQUI

Além das lives, ela segue com sua prosa virtual todas as terças-feiras, no Instagram [https://www.instagram.com/deusadoforro_oficial/], no qual aborda temas como a participação das mulheres na música regional, estilos musicais, memória do forró, entre outros. O convidado da próxima terça-feira (11) será o grande cantor e compositor Xangai. 

Se a pandemia atrapalhou a agenda de shows, a forrozeira tratou de não deixar a animação cair. Foram muitos vídeos caseiros e encontros com forrozeiros e forrozeiras de várias gerações e lugares. “A pandemia uniu gente de todo lugar. Hoje sei que existem forrozeiros no mundo todo”, brinca.

Em janeiro a cantora participou do programa de Zeca Camargo especial sobre o Rio Grande do Norte, a convite da produção. “Foi uma surpresa e fiquei muito feliz”. A artista não vê a hora de voltar aos palcos, pois nesse tempo de interação virtual surgiram muitos convites para shows e parcerias.  

https://www.youtube.com/watch?v=FvyRGbmtVnM

Grupos

Ao longo da carreira a artista participou de vários grupos musicais como As Potyguaras e As Nordestinas. Em 2010 Deusa e suas Nordestinas foram convidadas pelo Ballet Parafolclórico da UFRN para uma viagem de 20 dias a China. A cia de dança foi selecionado para participar do Festival Internacional de Arte Popular na China, e as coreografias apresentadas deveriam percorrer trilhas tocadas ao vivo. Como o título do espetáculo era “Debaixo do Barro do Chão”, dado em homenagem a Luiz Gonzaga, convocaram o quarteto. Em 2018, participou das primeiras audiências públicas em Brasília junto ao movimento que buscava  transformar o Forró em Patrimônio Imaterial brasileiro.

Serviço:

Live Colo de Mãe domingo, dia 9

14h, Youtube da Gema Produções

Prosas: Instagram