No Dia do Gestor Público, profissionais que atuam na área falam sobre a importância da profissão

Agenda Cultural

Dia do Gestor público: Entenda o curso de Políticas Públicas da UFRN

Profissionais de gestão estratégica para desenvolvimento socioeconômico destacam formação na UFRN

08 de março de 2021

Com informações de Júlio Rocha, do CCHLA

Com 12 anos de história, a graduação em Gestão de Políticas Públicas, sediada no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), já contribuiu com a formação de mais de 414 profissionais. O curso tem como objetivo formar gestores com visão generalista e crítica sobre a gestão governamental e não-governamental das políticas públicas, comprometidos com a Ética e a responsabilidade social. No Dia do Gestor Público, 6 de março, profissionais que atuam nas gestões de entidades públicas do RN comentam sobre a profissão: 

“Ser formada em Gestão de Políticas Públicas me credenciou a adentrar e permanecer nesse ambiente historicamente carente de profissionais especializados no assunto. Mais do que uma graduação, significou o início de um sonho: o de contribuir para o avanço do setor público no Brasil”, é assim que Joanna de Oliveira Guerra, atual secretária de Planejamento de Natal, define a formação acadêmica que recebeu na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no curso em que se formou em 2013.

“O curso me capacitou para o mercado de trabalho em uma área onde a demanda por profissionalização é enorme e a qualificação fundamental para produzir bons resultados que refletem em bens e serviços para a população. Por isso, fortalecer o Campo de Públicas é crucial para que cada vez mais tenhamos excelentes técnicos e estudiosos na área”, ressaltou Joanna, que também possui mestrado em Estudos Urbanos e Regionais, pela UFRN (2019).

Atual coordenador do curso, o professor Anderson Cristopher dos Santos elencou que a graduação integra as Diretrizes Curriculares Nacionais da área de Administração Pública, instituídas em 2014 pelo Conselho Nacional de Educação, com longa ficha de serviços prestados ao ensino, pesquisa e extensão.

“O bacharelado em Gestão de Políticas Públicas (GPP) vem contribuindo na profissionalização dos quadros dos governos, combatendo a fragmentação institucional. Estabelecer articulações e conexões entre os governos e a sociedade no sentido de promover mecanismos de aplicação do conhecimento gerado e canais permanentes de diálogo”, destacou o professor. Ele cita ainda que o curso tem um perfil multidisciplinar com corpo docente permanente composto por doutores, englobando arquitetos, economistas, cientistas sociais, administradores, gestora de políticas públicas e geógrafos”.  

Egresso da primeira turma de 2009, Pedro Albuquerque tem há cinco anos a missão de coordenar o Programa Mais RN 2014-2035, um macroplano de desenvolvimento econômico para o horizonte de 20 anos no estado do Rio Grande do Norte. “Diariamente utilizo técnicas aprendidas em GPP como orçamento público, planejamento estratégico, promoção econômica local, além de constantemente elaborar projetos na linha daqueles aprendidos em Ateliê de Políticas Públicas”, afirma Pedro Albuquerque, que ocupa o cargo de Assessor Estratégico da Federação das Indústrias do RN (FIERN), com um diálogo constante com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O Mais RN tem sido uma bússola para ações de gestores públicos com vistas ao desenvolvimento de potencialidades econômicas das diversas regiões potiguares. “O curso foi essencial na formação dessas habilidades e considero essencial para cada vez mais capacitar e disponibilizar para a sociedade potiguar novos profissionais capazes de contribuir para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, conclui Pedro.

Chefe do Departamento de Políticas Públicas (DPP/UFRN), a professora Lindijane Almeida, salienta que o perfil do egresso do curso de GPP da UFRN, “está diretamente relacionado com capacidades de desenvolver ações de direção, consultoria, assessoramento, planejamento, coordenação e execução. A formação de gestores com visão global e interdisciplinar, com capacidade de liderança na tomada de decisões e gerenciamento de políticas públicas, com base nos princípios de justiça e participação social, entre outras competências e habilidades dos nossos egressos, é extremamente necessária para a eficiência da gestão/administração pública brasileira”.

A pró-reitora adjunta de Graduação, Elda Melo, relembra que a GPP lida com todo um ciclo de ações como agenda de problemas, formulação de políticas públicas, acompanhamento e avaliação dessas políticas. “Assim, políticas públicas assumem formas diversas, tais como programas, leis, campanhas, decisões jurídicas, entre outras e, podem abranger diversas áreas de intervenção tais como a saúde, transporte, emprego e renda, planejamento urbano, entre outras”, destaca. 
Elda Melo ressalta que, “nesse sentido, o curso aborda uma área fundamental com rebatimentos nas mais diversas entidades, tornando-se assim, primordial para a conjuntura social como um todo”.