Levy Pereira é diretor de Geografia e Cartografia do IHGRN. (Foto: Maria Simões)

Agenda Cultural

Diretor de Geografia e Cartografia do IHGRN ministrará seminário na Universidade de Salamaca

Levy Pereira falará sobre o tema “Geolocalização de mapas históricos: o mapa de Marcgraaf e a cartografia do Brasil no século XVII"

10 de novembro de 2021

A Universidade de Salamanca (USAL), Espanha, o grupo GIR BRASILHIS pormovem nesta quarta-feira (10) às 17h30 (horário local de Salamanca), o seminário “Geolocalização de mapas históricos: o mapa de Marcgraaf e a cartografia do Brasil no século XVII ". O tema será conduzido por Levy Pereira, pesquisador e diretor de Geografia e Cartografia do Instituto Histórico e Geográfico do RN, especialista em Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e localização de mapas antigos.

A atividade faz parte do “O Brasil e o Mundo Hispânico em Perspectiva Comparada”, espaço acadêmico que a universidade espanhola dedica à História do Brasil e do mundo hispânico em perspectiva comparada. O BRASILHIS é um Grupo de Pesquisa Reconhecido (GIR) da USAL, coordenado pelo professor José Manuel Santos Pérez e formado por 15 pesquisadores de universidades espanholas, brasileiras e alemãs.

Em sua palestra, Levy Pereira apresentará aspectos de cartografia e geoprocessamento de um dos mapas mais importantes do território brasileiro no século XVII: “Brasília qua parte paret Belgis” (1647) de autoria do cartógrafo alemão Georg Marcgraaf (1610-1644). Marcgraaf esteve no Brasil no período da ocupação holandesa (1630-1654), veio a convite de Maurício de Nassau e foi o encarregado pelo levantamento geográfico do litoral registrado no mapa "Brasília qua paret Belgis".

Levy Pereira é engenheiro aeronáutico do Instituto Tecnológico de Aeronáutico (ITA) do Brasil e diretor de Geografia e Cartografia do IHGRN. Dedica-se a pesquisas sobre cartografia histórica do Brasil holandês, colabora com o Atlas Digital da América Latina e é autor de um estudo extenso sobre a toponímia presente em mapas históricos, disponibilizado pela UnB sob o nome de “Coleção Levy Pereira”. Também é sócio correspondente do IAHGP e consultor de cartografia holandesa do Departamento de História da UFPE.

Pereira publicou dezenas de estudos sobre o mapa de Marcgraaf com base nos resultados buscados na pesquisa completa deste documento, no qual encontrou mais de 2.500 elementos geolocáveis ​​como igrejas, aldeias indígenas, currais, engenhos de açúcar, fortalezas, rios, montanhas e estradas.

Serviço

Seminário “Geolocalização de mapas históricos: o mapa de Marcgraaf e a cartografia do Brasil no século XVII”, conduzido por Levy Pereira, quarta-feira, 10 de novembro de 2021, às 17h30, horário da Espanha. Duração 90 minutos. O seminário terá transmissão online e será ministrada em língua portuguesa.