Filme traz figuras centrais do movimento, como Oswald de Andrade e Mário de Andrade

Agenda Cultural

Documentário ‘22 em XXI’ sobre o legado da Semana de Arte Moderna, está no Sesc Digital

Concebido e dirigido por Hélio Goldsztejn,  a obra traz depoimentos de artistas, especialistas e atores que refletem sobre o modernismo no País

23 de março de 2022

O legado da Semana de 22, realizada há 100 anos em São Paulo, é uma reflexão do documentário “22 em XX1”, que o SescTV lançou ontem e disponibiliza para o público na plataforma do Sesc Digital  até dia 29 de março (  https://sesctv.org.br ) . Concebido e dirigido por Helio Goldsztejn, com produção do SescTV. A obra audiovisual traz depoimentos de artistas, especialistas e atores que conversam e refletem sobre o modernismo no país, além da dramatização de fatos ocorridos na notória Semana de 22 no século passado e fica disponível também na plataforma sesc.digital a partir do dia 29 de março. Cem anos depois, o que ficou da Semana de Arte Moderna de 22? Essa é a pergunta central do documentário, que também investiga os antecedentes e as consequências de um dos eventos culturais mais importantes da história da arte brasileira.

Tal semana teria realmente deixado a marca em nossa cultura para gerações posteriores ou foi um mito construído ao longo dos anos, ganhando força com movimentos como o Concretismo, o Cinema Novo e a Tropicália? Buscando os vários ângulos dessas questões, o filme traz depoimentos de Aracy Amaral, Caetano Veloso, Emicida, Jerá Guarani, José Miguel Wisnik, Fred Coelho, José Celso Martinez Correa, Maria Eugênia Boaventura, Ruy Castro, Regina Teixeira de Barros, Hélio Menezes, Maria Bonomi, Maria Adelaide Amaral, Antonio Risério, Pedro Duarte e Marcos Augusto Gonçalves.

Dramatizações

A obra também é composta por dramatizações de protagonistas presentes na semana mais relevante para a arte no Brasil. Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e Mário de Andrade, ganham vozes interpretadas por Erika Puga, Maria Manoella, Marcelo Diaz e Anderson Negreiro, respectivamente.

O documentário integra o projeto Diversos 22 – Projetos, Memórias, Conexões: uma ação em rede do Sesc São Paulo, com atividades artísticas e socioeducativas, programações on-line e presenciais em unidades na capital, interior e litoral do estado de São Paulo, com o objetivo de marcar um arco temporal que evocará celebrações e reflexões de naturezas diferentes, mas integradas e em diálogo, acerca dos projetos, memórias e conexões relativos à efeméride do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, no sentido de discuti-los, aprofundá-los e ressignificá-los, em face dos desafios apresentados no tempo presente.