Moradores do Centro Histórico contam suas histórias de conexão com os bairros

É Típico!

“Descendo à Ribeira” percorre a memória do Centro Histórico através das pessoas

Documentário de Cleide Vila Nova em parceria com a jornalista Carol Reis está disponível no Youtube até dia 4

29 de setembro de 2021

A memória do Centro Histórico de Natal não está só nos cenários arquitetônicos, mas também nas pessoas e personalidades donas de um repositório de histórias. Há sempre algo novo a descobrir, e por esse caminho nasce “Descendo à Ribeira”, documentário de Cleide Vila Nova em parceria com a jornalista Carol Reis, fica em cartaz até 4 de outubro, no Youtube.

O vídeo é construído através das falas de 11 personagens que vivenciam os bairros Cidade Alta e Ribeira, lugares banhados pelo Rio Potengi, de tradição boêmia e comercial, mas também como bairro residencial mais antigo da capital.

Os entrevistados são comerciantes, pescador, artesã, jornalista, estivador, entre outras profissões, que têm suas histórias interligadas pelo amor entre esses bairros. Exemplo é Daliana Cascudo, neta do intelectual potiguar mais importante, Luís da Câmara Cascudo, no qual narra sua infância e adolescência na morada que delimita os dois logradouros. 

Moradores mais recentes do Centro Histórico também falam sobre a decisão de se mudar para a Ribeira, mesmo com o processo de esvaziamento do bairro, como o jornalista Alexandre Gurgel e o produtor cultural Marcelo Veni.

As jornalistas Carol Reis e Cleidi Vila Nova seguiram na empreitada pelo desejo de manter a história do Centro Histórico viva, pulsante e acessível a todos.“Minha ligação com essa região é intensa e gostaria que outras pessoas pudessem vivenciar um pouco disso. Que elas possam conhecer de onde viemos e que enxerguem com olhos de poesia a nossa cidade”, explica Cleidi.

Já Carol Reis além de vivenciar a região desde adolescente, quando frequentava as duas escolas públicas de balé que ficam na Ribeira, hoje mora no bairro. “Muita gente passa por aqui diariamente, mas muitos não entendem o que esse espaço significa para a cidade e para tantas pessoas que têm sua história entrelaçada com esse lugar. A ideia do vídeo foi justamente dar voz a esses personagens”, conta.

A narrativa é desenhada ao longo do vídeo em uma linha espacial que segue da primeira rua da cidade, a rua da Conceição, na Cidade Alta, e desce até chegar ao bairro da Ribeira, passando por ruas e prédios importantes de Natal, que vão sendo inseridos ao vídeo de forma natural pela arquiteta Andréa Costa.

O Descendo à Ribeira conta com a parceria da Barroca Box - Audiovisual, e tem recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte através da Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

SERVIÇO:

Documentário Descendo à Ribeira

Disponível no Youtube até 4 de outubro

Veja trailer