Filme faz um recorte dos últimos anos da produção de Torquato Neto: como a revista “Navilouca”

Agenda Cultural

Documentário reflete sobre obra e pensamento de Torquato Neto

“Torquato, Imagem da Incompletude”, de Danilo Carvalho, pode ser visto este domingo, 22h40, no Curta!

10 de abril de 2021

Poeta, jornalista, letrista, Torquato Neto entrou para a história da cultura brasileira por sua originalidade e transgressão. O artista piauiense é tema do documentário “Torquato, Imagem da Incompletude”, dirigido por Danilo e Guga Carvalho, que acaba de chegar ao Curta!, próximo domingo (11), às 22h40. Sempre atuando na vanguarda, Torquato esteve diretamente ligado a movimentos artísticos com este perfil, como a Tropicália, o cinema marginal e a poesia concreta.

O filme mescla um vasto material de arquivo, ora exibido ao público, ora exibido aos entrevistados que, diante das imagens e da passagem do tempo entre elas, relembram Torquato e analisam a sua trajetória. A potência criativa, a generosidade e o afã por produzir uma arte nova e libertária, formalmente e esteticamente, marcam essas lembranças, além do contexto de forte repressão por parte do regime militar da época.

“O Torquato atrai para si todas as experiências que estavam se vivendo naquele momento, tanto na música, tanto no cinema, tanto nas artes plásticas e no teatro (...) Ele é a pessoa central disso”, conta o artista plástico Antonio Manuel, um dos depoentes. Além dele, outros grandes nomes das artes brasileiras colaboram para o documentário, como Hernani Heffner, cineasta e diretor de conservação da cinemateca do MAM; a também cineasta Paula Gaitán; o artista plástico Carlos Vergara; e Tadeu Jungle, artista multimídia.

O filme propõe uma reflexão sobre parte da obra e pensamento de Torquato Neto, destacando sua produção vigorosa que se encerrou precocemente com seu suicídio, aos 28 anos, em 1972. Entre as obras relembradas estão a revista “Navilouca”, o filme “Terror da Vermelha” e sua atuação na coluna jornalística “Geleia Geral”, que ajudou a disseminar a arte de vanguarda brasileira da época.

“Torquato, Imagem da Incompletude” é uma produção da B&T Audiovisual e da Magno & Magno, viabilizada pelo canal Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual.

Ficha Técnica

Torquato Imagem da Incompletude | Duração 70 minutos

Argumento/Roteiro: Guga Carvalho

 Direção: Danilo Carvalho + Guga Carvalho

Realização: B&T Audiovisual

Direção de Fotografia: Camila Freitas

Fotografia Adicional: Talyta Magno + Fábio Expiga

Montagem/ Cor: Márcio Bigly

Ass. Montagem: Fábio Expiga

Trilha/Desenho Sonoro/Som Direto: Danilo Carvalho

Mixagem: Lucas Coelho

Motion: Samuel Leite

Produção: Bárbara Nepomuceno

Ass. Produção: Ana Luísa Rangel

Produção Executiva: Talyta Magno

Ass. Produção Executiva: Hildenberg Brito

Elenco:

Hernani Heffner, Paula Gaitán, Carlos Galvão, Paulo José Cunha, Luciano Figueiredo, Tadeu Jungle, Edmar Oliveira, Claudete Dias, Douglas Machado, Antônio Manuel, Carlos Vergara, Anna Bella Geiger, Ricardo Basbaum, Xico Chaves, Almandrade, George Mendes, Tiago San’tana, Raphael Fonseca, Paulo Miyada, Willyams Martins, Nevile D’Almeida, Cacá Diegues, Luiz Carlos Lacerda, Jorge Mourão & Archivos Impossibles, Antônio de Noronha (voz off), Cesinha Oiticica (voz off), Thiago E (voz off), Solon Ribeiro, Durvalino Couto.