Mestre Severino do Coco ganha registro em vida. Aos 83 anos, ele ainda está ativo, em Alcaçuz

Reportagens

Documentário registra o coco de roda do Mestre Severino

Dirigido por Rodrigo Sena, filme reúne as produtoras Aboca e Ori e vai integrar telefilme para tv sobre Mestres da Cultura Popular

02 de abril de 2021

Os velhos mestres da cultura popular são os protetores orais dos ritmos ancestrais. Em Alcaçuz, Nísia Floresta, vive um deles. O Mestre Severino, que do alto de seus 83 anos representa o legado importante do batuque do coco de roda. Sua vida e suas brincadeiras de terreiro foram registrados pelo diretor Rodrigo Sena através das produtoras ABOCA e ORI Audiovisual no documentário “Mestre Severino do Coco”. O filme não é o único. As produtoras projetam um telefilme sobre Mestres de Cultura Popular para a TV. 

O documentário percorre a musicalidade de Severino Bernardo Santiago, mestre da vida e homem de sorriso farto e jeito simples de reinventar o mundo. O quintal de sua casa sempre foi o lugar de invencionices. A intimidade que o Mestre possui com o coco e o tambor vem de suas ancestralidades.O artista nasceu em Vera Cruz/RN, no dia 02 de junho de 1936, viveu em vários municípios potiguares e depois foi morar na Vila de Ponta Negra, em Natal/RN. Atualmente vive no distrito de Alcaçuz, município de Nísia Floresta/RN.

Quando criança, acompanhava seu pai, Luiz Bernardo Santiago, nas brincadeiras de Zambê, Chegança, Bambelô e Boi de Reis, vivia no meio rural e por meio da aproximação desse universo de manifestações populares, aprendeu e dedicou seu trabalho ao Coco*. Aprendeu com o pai a cantar, produzir os instrumentos e tocá-los, como o pau furado, a dança e a estrutura rítmica e melódica dos versos, caracterizados como cocos de memória, passados pela tradição oral. A temática das composições remete ao cotidiano do Mestre Severino: o sertão, o litoral, o trabalho, o amor, a saudade e a natureza. A dinâmica acontece por meio de cantos de perguntas e respostas, o mestre canta estrofes que são respondidas pelo coro.

"Esse filme em formato de curta é uma homenagem que fazemos ao Mestre Severino e que ficará disponível na internet, como uma memória para futuras gerações. Nos sentimos muito felizes de poder concretizar essa homenagem para o Mestre, em vida. Lembro que ele sempre disse: Se for fazer algo por mim, que faça em vida", diz Rodrigo Sena, diretor, roteirista e diretor de fotografia do filme. 

O curta-metragem é o ponto de partida para um projeto maior de um telefilme sobre o Mestre Severino, e outros Mestres e Mestras da cultura popular, que pretende ser distribuído para canais de televisão. O telefilme de 52 minutos, com direção de Rodrigo Sena, amplia o olhar para Mestres brincantes do Nordeste. O cineasta pesquisa sobre a temática de 2006 a 2015. Este filme atualmente em edição, está em busca de parceria para as etapas de finalização e distribuição.  

"Quando estávamos catalogando e mapeando todo o material audiovisual para o projeto, é que tivemos a noção real da riqueza histórica e de memória que temos em mãos, e que apenas um curta-metragem não conseguiria dar conta. Por isso, o projeto do telefilme para a TV é tão significativo e importante para nós". Compartilha Arlindo Bezerra, produtor executivo do projeto. O curta-metragem “Mestre Severino do Coco”,  tem patrocínio da Lei Aldir Blanc, Prefeitura do Natal e Governo Federal.

Assista aqui o documentário:

https://www.youtube.com/watch?v=U_iiYKk24cE&feature=emb_logo