Vazamento de mensagens entre o ex-Juiz Sérgio Moro e autoridades colocaram em cheque a Lava-Jato

Agenda Cultural

Documentário sobre a Lava-Jato estreia no cinema. Em Natal está no Cinépolis

“Amigo Secreto”, de Maria Augusta Ramos, acompanha os desdobramentos do caso conhecido como 'Vaza-Jato'

16 de junho de 2022

“Amigo Secreto”, novo documentário de Maria Augusta Ramos ("O Processo"), estreia nesta quinta-feira em 49 cinemas, 53 salas do Brasil. Em Natal, o filme está em exibição no Cinépolis Natal Shopping às 18h30, na Sala Vip. Em “Amigo Secreto” (2022), Maria Augusta aborda as investigações da Operação Lava-Jato, que levaram à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao posterior escândalo envolvendo juízes e procuradores, acusados de manipular informações e cometerem ilegalidades jurídicas. Em 2019, a entrada do ex-juiz Sergio Moro no governo Bolsonaro e o vazamento de  mensagens trocadas por ele com procuradores e autoridades abalam a credibilidade da Operação Lava Jato. Um grupo de jornalistas acompanha os desdobramentos do caso, enquanto o país mergulha em uma sequência de crises que começa a ameaçar a sua democracia.

A diretora adota três instâncias principais para fazer sua linha narrativa: acompanha a apuração feita pelos jornalistas Leandro Demori, então no Intercept Brasil, e Carla Jiménez, Regiane Oliveira e Marina Rossi, do El País Brasil, sobre o que ficou conhecido como Vaza Jato, quando vieram a público mensagens entre os procuradores e o juiz Sérgio Moro. Traz imagens de arquivo, como o depoimento de Lula diante do ex-juiz Sergio Moro, figura-chave em todo o processo; e a costura de imagens contemporâneas de protestos e movimentações em torno de Jair Bolsonaro, eleito presidente da República em 2018. 

Maria Augusta permite que seus personagens, em especial os jornalistas, circulem pelo filme como se sempre fizessem parte dele. No trabalho, em casa ou em entrevistas diretamente com suas fontes, figuras como Leandro Demori, Carla Jiménez, Regiane Oliveira e Marina Rossi têm documentadas as tensas rotinas de trabalho e a apreensão de estarem diante de um episódio que alterou os rumos do país.  

O longa-metragem é uma coprodução Brasil, Alemanha e Holanda. É produzido por Nofoco Filmes, Docmakers, Gebrueder Beetz Filmproduktion, coproduzido pela Vitrine Filmes – que assina sua primeira coprodução, além da distribuição do longa-metragem no Brasil. 

CONFIRA TRAILER

O QUE DIZ A CRÍTICA

A Folha de S. Paulo diz que o filme, com advogados combativos, jornalistas destemidos, um depoimento inédito e a corrida presidencial no pano de fundo, tem todos os ingredientes para fazer barulho na estreia."Mas o filme da cineasta Maria Augusta Ramos provavelmente desapontará os que estiverem em busca de uma narrativa equilibrada. Ele adota sem ressalvas o ponto de vista dos críticos mais contundentes da Operação Lava Jato e abre pouco espaço para visões alternativas.", diz o texto.