Com direção de Carito, filme traz Isadora Rezende em passeio sobre vida e obra de Oriano

Agenda Cultural

Filme sobre pianista Oriano de Almeida vislumbra os festivais

“Quando as Nuvens Eram Nossas" aproxima vida e obra de Oriano da pianista Isadora Rezende, intérprete e admiradora do compositor

09 de julho de 2020

Na arte assim como na vida, há o momento de ser apresentado a pessoas e obras que tem o poder de transformar. Oriano de Almeida (1921-2004), célebre pianista que viveu toda sua vida no Rio Grande do Norte e teve o status de estrela do piano no Brasil, começou a tocar o instrumento na tenra infância, sendo apresentado à música pelo grande maestro Waldermar de Almeida. Quase um século separa o compositor da jovem pianista Isadora Rezende. Assim mesmo, o encontro com suas partituras e afetos a transformou. É dessa conexão nascida da delicadeza da música e da força da arte que trata e encanta o espectador ao assistir o curta-metragem “Quando as Nuvens Eram Nossas – Recortes da Vida e Obra de Oriano de Almeida”.

Dirigido pelo cineasta potiguar Carito Cavalcanti, que também assina roteiro e fotografia, o filme é conduzido pela pianista que agora, aos 14 anos, não só interpreta as músicas de Oriano e compositores de suas influências, mas o conhece intimamente através de sua história de vida. Após uma temporada de pré-estreia na Internet, mirando a participação de festivais, o filme voltou a ser exibido, agora na TV. Segundo Carito, o filme poderá ter uma nova pré-estreia.

Isadora Rezende e o escritor Cláudio Galvão durante as filmagens..Foto: Carito

À Isadora Rezende, coube trazer à atualidade para as novas gerações esse mestre de grande importância para o pianismo no estado e para música instrumental brasileira. Chamado de Projeto Isadora Rezende, promoveu ano passado uma etapa de residência artística e o recital "Isadora e Oriano”(realizado em dezembro de 2019 na Escola de Música da UFRN, quando o filme foi lançado, contando com o patrocínio da Lei Djalma Maranhão e Cei Romualdo Galvão. 

O  projeto fomentou a preservação da memória de Oriano de Almeida, e reconstruiu sua trajetória através de entrevistas e acervos do compositor.No filme, as histórias da vida do pianista são desveladas pelos memórias de pessoas que com ele conviveram. E cada momento vai revelando o entrelaço entre a menina e o mestre de obra intensa e romântica, compositor dos famosos prelúdios, entre eles “Natal”, e  “Valsa de Paris”  e “Quando as nuvens eram nossas” que deu nome ao projeto.

Com duração de 25 minutos, o filme traz recortes da vida e obra do artista, através de depoimentos de pessoas relacionadas a ele, como o historiador Claudio Galvão que escreveu um livro sobre Oriano intitulado “O Céu Era o Limite”. O título do livro, aliás, fez alusão ao programa de televisão brasileira, no qual Oriano venceu pelo grande conhecimento sobre Chopin. 

O resgate da memória biográfica de Oriano e busca transcender ao que está escrito em livros, valorizando a tradição oral, trazendo também muitas imagens de arquivo. Além do historiador Claudio Galvão, o filme tem ainda a participação de Diógenes da Cunha Lima (advogado, poeta e presidente da Academia Norte Rio-Grandense de Letras), Marluze Romano (pianista e aluna de Oriano), Luiza Maria Dantas (pianista e aluna de Oriano), Danilo Guanais (músico, compositor e professor da EMUFRN), Guilherme Rodrigues (pianista e professor da EMUFRN), e a participação especial da jovem pianista Isadora Rezende que conduz as entrevistas. 

Jovem pianista interpreta ao piano prelúdios de Oriano de Almeida

Coube ao diretor Carito fazer lindamente o paralelo entre Oriano e Isadora. Durante vários meses o cineasta acompanhou Isadora Rezende nessa busca sobre a história de Oriano de Almeida, cuja pesquisa foi coordenada por Fernanda Ferreira - mãe de Isadora e produtora do "Projeto Isadora Rezende".
Oriano de Almeida ficou conhecido em todo o Brasil e chegou a se apresentar em vários palcos fora do Pais. Era ainda considerado um dos maiores intérpretes de Chopin de sua geração. Também doutor honoris causa pela UFRN e integrante da Academia NorteRio-Grandense de Letras.

Serviço:
Exibição de QUANDO AS NUVENS ERAM NOSSAS - Recortes da Vida e Obra de Oriano de Almeida. Dia 9 de julho, 20h, na TV Universitária
Ficha técnica
Direção, Roteiro, Fotografia e Som Direto: Carito Cavalcanti
Edição: Carito Cavalcanti e Levi Herrera
Finalização: Levi Herrera
Texto e Narração Final: Isadora Rezende
Mixagem de Áudio: Fernando Suassuna
Imagens de Arquivo: Acervo Oriano de Almeida da EMUFRN, Acervo Pessoal de Cláudio Galvão e Programa Memória Viva da TVU-RN 
Elenco: Isadora Rezende, Fernanda Ferreira, Daniel Rezende, Diógenes da Cunha Lima, Marluze Romano, Luiza Maria Dantas, Cláudio Galvão, Danilo Guanais e Guilherme Rodrigues
Produção do Projeto Isadora Rezende: Fernanda Ferreira
Produtora: Praieira Filmes
Patrocínio: Prefeitura Natal, Programa Djalma Maranhão e CEI Romualdo Galvão
Apoio: Escola de Música da UFRN e UFRN; P&C Natal e Sesc RN.