Com direção de Carito, filme traz Isadora Rezende em passeio sobre vida e obra de Oriano
Agenda Cultural
“Quando as Nuvens Eram Nossas" aproxima vida e obra de Oriano da pianista Isadora Rezende, intérprete e admiradora do compositor
09 de julho de 2020
Na arte assim como na vida, há o momento de ser apresentado a pessoas e obras que tem o poder de transformar. Oriano de Almeida (1921-2004), célebre pianista que viveu toda sua vida no Rio Grande do Norte e teve o status de estrela do piano no Brasil, começou a tocar o instrumento na tenra infância, sendo apresentado à música pelo grande maestro Waldermar de Almeida. Quase um século separa o compositor da jovem pianista Isadora Rezende. Assim mesmo, o encontro com suas partituras e afetos a transformou. É dessa conexão nascida da delicadeza da música e da força da arte que trata e encanta o espectador ao assistir o curta-metragem “Quando as Nuvens Eram Nossas – Recortes da Vida e Obra de Oriano de Almeida”.
Dirigido pelo cineasta potiguar Carito Cavalcanti, que também assina roteiro e fotografia, o filme é conduzido pela pianista que agora, aos 14 anos, não só interpreta as músicas de Oriano e compositores de suas influências, mas o conhece intimamente através de sua história de vida. Após uma temporada de pré-estreia na Internet, mirando a participação de festivais, o filme voltou a ser exibido, agora na TV. Segundo Carito, o filme poderá ter uma nova pré-estreia.
Isadora Rezende e o escritor Cláudio Galvão durante as filmagens..Foto: Carito
À Isadora Rezende, coube trazer à atualidade para as novas gerações esse mestre de grande importância para o pianismo no estado e para música instrumental brasileira. Chamado de Projeto Isadora Rezende, promoveu ano passado uma etapa de residência artística e o recital "Isadora e Oriano”(realizado em dezembro de 2019 na Escola de Música da UFRN, quando o filme foi lançado, contando com o patrocínio da Lei Djalma Maranhão e Cei Romualdo Galvão.
O projeto fomentou a preservação da memória de Oriano de Almeida, e reconstruiu sua trajetória através de entrevistas e acervos do compositor.No filme, as histórias da vida do pianista são desveladas pelos memórias de pessoas que com ele conviveram. E cada momento vai revelando o entrelaço entre a menina e o mestre de obra intensa e romântica, compositor dos famosos prelúdios, entre eles “Natal”, e “Valsa de Paris” e “Quando as nuvens eram nossas” que deu nome ao projeto.
Com duração de 25 minutos, o filme traz recortes da vida e obra do artista, através de depoimentos de pessoas relacionadas a ele, como o historiador Claudio Galvão que escreveu um livro sobre Oriano intitulado “O Céu Era o Limite”. O título do livro, aliás, fez alusão ao programa de televisão brasileira, no qual Oriano venceu pelo grande conhecimento sobre Chopin.
O resgate da memória biográfica de Oriano e busca transcender ao que está escrito em livros, valorizando a tradição oral, trazendo também muitas imagens de arquivo. Além do historiador Claudio Galvão, o filme tem ainda a participação de Diógenes da Cunha Lima (advogado, poeta e presidente da Academia Norte Rio-Grandense de Letras), Marluze Romano (pianista e aluna de Oriano), Luiza Maria Dantas (pianista e aluna de Oriano), Danilo Guanais (músico, compositor e professor da EMUFRN), Guilherme Rodrigues (pianista e professor da EMUFRN), e a participação especial da jovem pianista Isadora Rezende que conduz as entrevistas.
Jovem pianista interpreta ao piano prelúdios de Oriano de Almeida
Coube ao diretor Carito fazer lindamente o paralelo entre Oriano e Isadora. Durante vários meses o cineasta acompanhou Isadora Rezende nessa busca sobre a história de Oriano de Almeida, cuja pesquisa foi coordenada por Fernanda Ferreira - mãe de Isadora e produtora do "Projeto Isadora Rezende".
Oriano de Almeida ficou conhecido em todo o Brasil e chegou a se apresentar em vários palcos fora do Pais. Era ainda considerado um dos maiores intérpretes de Chopin de sua geração. Também doutor honoris causa pela UFRN e integrante da Academia NorteRio-Grandense de Letras.
Serviço:
Exibição de QUANDO AS NUVENS ERAM NOSSAS - Recortes da Vida e Obra de Oriano de Almeida. Dia 9 de julho, 20h, na TV Universitária
Ficha técnica
Direção, Roteiro, Fotografia e Som Direto: Carito Cavalcanti
Edição: Carito Cavalcanti e Levi Herrera
Finalização: Levi Herrera
Texto e Narração Final: Isadora Rezende
Mixagem de Áudio: Fernando Suassuna
Imagens de Arquivo: Acervo Oriano de Almeida da EMUFRN, Acervo Pessoal de Cláudio Galvão e Programa Memória Viva da TVU-RN
Elenco: Isadora Rezende, Fernanda Ferreira, Daniel Rezende, Diógenes da Cunha Lima, Marluze Romano, Luiza Maria Dantas, Cláudio Galvão, Danilo Guanais e Guilherme Rodrigues
Produção do Projeto Isadora Rezende: Fernanda Ferreira
Produtora: Praieira Filmes
Patrocínio: Prefeitura Natal, Programa Djalma Maranhão e CEI Romualdo Galvão
Apoio: Escola de Música da UFRN e UFRN; P&C Natal e Sesc RN.
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022