Artistas cantam repertório eclético que sempre marcou as bandas bailes
Agenda Cultural
Live Bailes integra projeto Circuito de Bailes, que relembra artistas que começaram nas bandas pelos bailes da vida
21 de setembro de 2021
Muitos medalhões da música popular brasileira começaram a vida tocando em bandas bailes. Exemplos não faltam, de Milton Nascimento, passando por Zé Ramalho à cantora Solange Almeida e ao Grafith. Em 1981 Milton Nascimento compôs “Foi nos bailes da vida ou num bar em troca de pão, que muita gente boa pôs o pé na profissão de tocar um instrumento e de cantar. Não importando se quem pagou quis ouvir, foi assim…”
Inspirado neste clássico do cancioneiro brasileiro, nasceu o projeto “Circuito de Bailes”, idealizado e produzido pela produtora e historiadora da música potiguar, Claudia Mariana, da Mariaboa Produtora. O objetivo principal é reunir os antigos integrantes da banda Circuito Musical (popularmente conhecida como banda de forró e que em sua origem foi banda baile), que vinte anos depois recontam suas histórias através de um minidocumentário e de uma live no formato baile. A Live baile terá transmissão no dia 26 de setembro, domingo, às 19h, no canal da cantora Dodora Cardoso no YouTube e foi gravada obedecendo a todos os protocolos de segurança contra a COVID-19.
O projeto promete resgatar a memória afetiva de uma geração que ficou marcada através dos bailes em clubes, showmícios e bailes de carnaval, nas décadas de 80 e 90 por todas as capitais e cidades do interior do nordeste.
O “Diário Circuito de Bailes” traz diversos fragmentos do que foram essas festas e shows musicais das bandas bailes, em um link especial ainda não lançado, onde o público poderá ter acesso a vídeos e áudios desses shows que estão marcados na memória afetiva dos seus frequentadores.
Já o repertório tem curadoria de Dodora Cardoso e conta com clássicos dos salões. De músicas instrumentais, a baladas lentas que eram tocadas no começo dos bailes, assim como o pop rock nacional, como Cazuza; passando ainda pelo forró com clássicos de Eliane, as lambadas que marcaram com seus concursos divertidos, o samba, e o brega de Reginaldo Rossi – em uma época nós íamos muito para Recife com as bandas baile abrir os shows de Reginado Rossi. Todo o repertório foi escolhido para resgatar esses momentos ”, destaca Dodora.
A banda é formada por músicos amigos que tocaram em bandas bailes: Dodora Cardoso - eleita a mais ‘bela voz do sertão’ pela rádio rural em 1977 e convidada para fazer parte das bandas bailes da época, tem 20 anos de bailes sendo vocalista das bandas Circuito Musical, Banda Phobus, Natureza Lucilante, Skala Show entre outras.
Jone Luma - tecladista, ex-integrante da banda Circuito Musical (quando criança, em Catolé do Rocha – PB era conhecido como o mais novo cantor das Américas) hoje toca em navios e cruzeiros e está responsável pela direção musical da live show. Jubileu Filho - iniciou sua carreira musical no ano de 1984 na banda municipal sinfônica Maestro Santa Rosa tocando trompa de harmonia e migrando para o trompete em seguida. Começou sua carreira de guitarrista profissional aos onze anos de idade tocando em bandas de baile do RN e integrou as famosas Circuito Musical e "Os Terríveis"; Kanelinha - que começou na carreira musical nos anos 70 como guitarrista e cantor. Participou das bandas bailes Circuito Musical, Banda Phobus, Sambrasa, The Seven Boys (Recife/PE) entre outras. Hoje faz parte da CPI do Forró e se apresenta em eventos juninos e festas dentro do estilo; E completando essa banda incrível estão Jardel Santos no baixo e Diego Medeiros na bateria.
O projeto “Circuito de Bailes” foi aprovado pela Fundação José Augusto no Edital 04/2020 - Concurso Público para Seleção de Projetos Culturais Integrados e Economia Criativa - como “Circuito Musical Baile – anos 80 E 90 ” e tem apoio o cultural da Beju Produções e Fecomércio – Sesc RN .
SERVIÇO
Projeto Circuito de Bailes
Live Baile: Dia 26 de setembro, domingo, às 19h
Exibição: https://www.youtube.com/c/DodoraCardoso
Mais informações: @circuitodeBailes
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022