Pão pita artesanal com carne é uma das entradinhas do A Família. Foto cedida

É Típico!

Dos churrascos aos frutos do mar, a cozinha sérvia afetiva da Família Praia

Restaurante do casal Maya e Igor completa seis anos em Ponta Negra, servindo cozinha sul-europeia com originalidade e sabor

17 de julho de 2021

A Sérvia possui um território pequeno, mas sua cozinha é tão rica que poderia abarcar países e influências diversas como a turca, búlgara, grega e otomana. As culturas que cruzaram esta terra milenar deixaram também riquezas alimentares. Há seis anos uma família de Belgrado aportou por aqui e encontrou em Ponta Negra um recanto ideal para romper as fronteiras culturais com delícias que atraem natalenses e turistas. O restaurante A Família Praia é um pedacinho do país dos balcãs a oferecer pratos com o toque familiar de suas origens.

O estabelecimento é comandado pelo casal de chefs Igor e Maya, além dos dois filhos.  Eles se definem como um restaurante especializado em cozinha sul-europeia, no qual misturam referências próprias e receitas da região mediterrânea. O restaurante A Família traz não só a comida herdada de suas famílias, mas compartilha os sabores de experiências por onde passaram antes de chegar ao Brasil.

Cevapcici, um pão com linguiça de carne  

“São jeitos diferentes de preparar a comida e nós mantemos o jeito autêntico da preparação, não estamos misturando sabores do nordeste com nossos pratos”, ressaltou Maya.

 

Espaço agradável do restaurante A Família Praia, em Ponta Negra

A cozinha Sérvia trabalha muito as carnes, mas de forma diferente do Brasil, geralmente elas são manipuladas, picadas e moídas e misturadas a temperos e especiarias.. Dentre os pratos mais populares da casa está o Pinjur Veranil, um patê que é acompanhado de pãezinhos feitos em casa. Dos pratos principais estão o Pljeskavica, um burger dos Balcãs, servido com nata artesanal (Kajmak) e Prebranac, o feijão assado do jeito sérvio. O pão pita artesanal está presente em vários acompanhamentos. 

Outro queridinho da clientela é o Trem Sérvio, prato que serve duas pessoas. Trata-se de um churrasco típico. “Nossas carnes assadas na brasa são um atrativo para quem quer conhecer uma comida diferente e saborosa”, disse. Ela acrescenta que um bom prato para experimentar pela primeira vez é o Cevapcici, um pão com linguiça. Há também o Gyros cordeiro com pão pita, Tzatziki carne de cordeiro.Também serve lombo de porco milanesa ao estilo sérvio, kebab, entre outros. 

Mexilhões servidos à moda Buzzara, típico do litoral Adriático

Frutos do mar

Os frutos do mar preparados à moda Sérvia são iguarias que também ocupam uma boa parte do menu e são apreciados pela clientela. Começou com o camarão, mas atualmente o cardápio do mar serve o Love Boat (calda de lagosta na brasa), filé de lagosta com manteiga e açafrão, salada de polvo mediterrâneo, mexilhões, patas de caranguejo, pescados do dia, geralmente servidos aos finais de semana.

“Sempre tivemos comida do mar em nossa região. Quando nosso país fazia parte da Iugoslávia, tínhamos a farta comida do mar Adriático e fomos acostumados também aos peixes, afinal nossa capital Belgrado é banhada pelos rios Danúbio e Sava, e lá tem uma boa variedade de restaurantes com esse cardápio”, contou  Maya.  

Torta Dobos

Se Igor cuida da parte salgada, é Maya quem prepara os doces. Sua confeitaria afetiva se destaca por tortas em camadas de cremes e castanhas. “Esse é meu departamento e faço tudo de forma artesanal, nada é comprado pronto.  As tortas são feitas do jeito tradicional com as receitas das nossas famílias, minha mãe, da mãe dela, alguns da família do Igor”, destaca Maya. Uma opção é atorta Chunky Monkey, que leva pistache, amêndoa, cacau nibs e creme de chocolate artesanal. E ainda a Liquid pavlova com morango.

Apesar do restaurante servir pratos no serviço delivery, Maya é sincera sobre sua predileção. “Achamos também que a pessoa que vai experimentar pela primeira vez deve vir comer aqui no restaurante. Quiando a comida sai da cozinha e viaja meia hora na caixa, não é a mesma coisa”. 


Serviço:
A Família.Praia. R. Erivan França, 3180 - Ponta Negra
(84) 99808-3952