Elizabeth Olegario é doutoranda em Estudos Portugueses

Agenda Cultural

Doutoranda Potiguar é selecionada para workshop em universidade na Turquia 

Elisabeth Olegario, que reside em Lisboa, participa de workshop "The city the myth: journey to Çanakkale" sobre literatura e cidades

15 de julho de 2022

O workshop “The city and the myth: journey to Çanakkale”, sobre literatura e cidades, será realizado entre os  dias 18, 19 e 20 de julho na cidade de Çanakkali, na Turquia, e contará com a participação da doutoranda potiguar em Lisboa Elizabeth Olegario. Integrada no projeto europeu COST Action CA18126 – Writing Urban Places  a ação inclui palestras sobre o espaço na literatura, passeios  pela cidade e produção de texto e material visual que serão apresentados numa exposição a realizar em Istambul e num catálogo de “A cidade e o mito”.

“O meu interesse em participar dessa actividade é fruto do contato com as teorias do imaginário de Gilbert Durand, antropólogo, filósofo e pesquisador francês conhecido por seus trabalhos sobre imaginário e mitologia. Esse teórico defende que há continuidades entre as antigas narrativas mitológicas com as narrativas modernas. A metodologia aplicada na minha dissertação de mestrado foi a mitocrítica, um método de análise crítica criada por Gilbert Durand  que busca analisar quais são os mitos que estão por trás das produções culturais de uma determinada sociedade”, explica Elizabeth, que foi convidada pela organização para participar do seminário.

O Workshop “A cidade e o mito” visa expor pesquisadores em início de carreira à arquitetura, arqueologia, paisagem, geografia e literatura com um programa condensado de actividades presenciais em campo. As atividades serão divididas em um workshop de um dia na Universidade Yeditepe em Istambul e uma viagem de dois dias a Canakkale. “O Trabalho de campo consiste em explorações da paisagem do que se acredita ser o cenário da mítica Tróia, com vista para o estreito de Dardanelos. Após os itinerários ao ar livre, os participantes produzirão um ensaio fotográfico e recolherão uma interpretação visual pessoal de Çanakkale”, registra a doutoranda. 

Na segunda etapa, eles serão solicitados a produzir um pequeno texto ficcional acompanhando seu material visual. O material será coletado em um diário de viagem pessoal, que refletirá a experiência da viagem que cada participante realizou em Çanakkale, explorando o potencial narrativo do mito e do local. A cidade e o mito também refletirão sobre como a possível existência de Tróia tem sido amplamente utilizada para o branding da cidade, turismo, disputas políticas e pesquisas científicas
Perto do sítio arqueológico está um museu recém-construído que reúne achados de escavações e reconstruções recentes da cidade. Os resultados do workshop serão apresentados numa exposição a realizar em Istambul e num catálogo de A cidade e o mito.

Elizabeth Olegario é doutoranda em Estudos Portugueses: Área de especialidade: História do Livro e Crítica Textual, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA/FCSH). E investigadora assistente do Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa (CHAM NOVA/FCSH) e membro do Grupo de Investigação: Leitura e formas de escrita vinculado ao Centro de Humanidades (CHAM - NOVA FCSH). Mestra em Comunicação e Culturas Mediáticas, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Licenciada em Letras Português e Literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É bolseira de doutoramento, da Fundação para Ciência e Tecnologia, de Portugal.