Cada grupo de receitas faz alusão a uma história da literatura infantil

Agenda Cultural

E-book ensina receitas culinárias inspiradas em contos infantis

Livro digital foi elaborado por equipe do Departamento de Nutrição da UFRN, coordenado por Thayse Hanne

20 de outubro de 2020

Um livro de receitas que conta histórias infantis. Essa é a proposta do e-book “Era uma vez…Receitas encantadas da cozinha da nossa escola para a cozinha da sua casa”. A publicação está disponível em formato digital, o que facilita o acesso, a consulta e o compartilhamento, e pode ser acessada neste link. O material foi produzido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por meio do Departamento de Nutrição (DNUT) do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa) e do Núcleo de Educação da Infância (NEI). Fizeram parte da equipe que elaborou a publicação a professora Thayse Hanne (Facisa, DNUT/UFRN), a nutricionista Juliana Morais (NEI/UFRN) e a aluna Byanca Rodrigues, do curso de Nutrição.

O e-book traz 97 páginas com várias sugestões de receitas nutricionalmente balanceadas para a alimentação de crianças e que fazem parte do cardápio da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN/NEI).O conteúdo é apresentado em linguagem simples, com indicação de ingredientes, modo de preparo e informação nutricional. Cada receita também é acompanhada de imagens que mostram o preparo final. O livro também traz dicas de como fazer as crianças participarem das atividades na cozinha, de como higienizar as mãos e os alimentos.

Cada grupo de receitas faz alusão a uma história da literatura infantil. A Bela e a Fera contextualiza a preparação de um suchá de limão com capim-santo. A Pequena Vendedora de Fósforos vai inspirar a preparação de bebidas que aquecem em dias frios, como um chocolate quente, um cappuccino caseiro ou até mesmo um cachorro-quente. Enquanto a imaginação percorre as aventuras de Cinderela, na cozinha se prepara snacks de semente de abóbora. Com Chapeuzinho Vermelho, não poderia ser diferente: a  narrativa é complementada com uma receita de salada de frutas ou um sanduíche natural.

A professora Thayse Hanne explica que esse trabalho teve início a partir de uma proposta de tornar mais lúdica e atraente as atividades de educação alimentar e nutrição para os alunos do NEI. “Mas a partir da leitura de um artigo científico e da situação de isolamento social decorrente da pandemia de covid-19, a proposta tomou um novo direcionamento. E surgiu a ideia de unir os clássicos infantis às receitas da escola na perspectiva do conceito de Comfort Food, que remete para uma comida afetiva, que traz memórias e sentimentos relacionados aos alimentos”, conclui.

Fonte: UFRN