Eduardo Ezus lança segundo livro de poesia por editora de BH

Agenda Cultural

Eduardo Ezus lança “Cálida Noite”, seu novo livro de poesia

Poeta potiguar mergulha na atmosfera noturna das cidades para abordar temas como drogas, melancolia e incompreensão diante do mundo

13 de outubro de 2021

É noite e enquanto outros dormem um jovem poeta está atento ao mundo que o cerca. E insurge pela atmosfera escura para nos abastecer de versos desse quilate: “Ali haveremos de retomar o passeio sobre os instantes / e descalços sobre espessa areia fina seremos como a noite é para a lua /o manto / À tábua rasa dos desejos / finda a sombra arvoreira/ o mundo desabará como em úmidas camadas salgadas / e entre as vagas será de vagar a nossa vida”. O autor em questão é o poeta norte-rio-grandense Eduardo Ezus, 30, no seu novo livro “Cálida Noite” (Margem Edições, 68 pags), que chega ao leitor em pré-venda até 16 de novembro, por meio da editora Margem Edições. Além da poesia, Ezus é conhecido por editar a revista Tamarina Literária. 

Nesta “Cálida Noite” o poeta aborda temas como drogas, melancolia e incompreensão diante do mundo, a partir de sujeitos líricos que transcrevem as sensações de não pertencerem ao mundo que vivem. “Acima de tudo, o apelo é para a humanização e o contato real com o ser humano, muitas vezes revelando uma realidade paralela e onírica como caminho possível”, descreve o autor. 

Para o escritor William Eloi (autor “A Vertigem Seguida da Náusea” e “Crônicas do Meio-Fio”) que assina o texto da contracapa, “é à noite – na desorganização das cidades – que se libera o calor residual do dia, retido nos telhados, nos prédios, no asfalto. É o retrato que se evola quando o sol se esconde deixando suas impressões, e só ao poeta cabem as chaves desse enigma, que nos revela, nos ilumina, através de seus versos. Tal qual o barqueiro, aqui é o jovem Eduardo Ezus quem conduz à jornada da madrugada interior, deslizando sobre o Aqueronte a tinta de seu barco ébrio…”

Vale lembrar que a Margem é uma editora independente de Belo Horizonte/MG, que investe e acredita na literatura feita por novos autores.  

Serviço

“Cálida Noite”. Autor: Eduardo Ezus

Valor: R$ 35,00 + frete fixo. Compras pelo site www.margemedicoes.com

 / @margem_edicoes

(...)
Procuro uma brecha no tempo
para fixar a minha loucura
no meio tempo em que procuro:
a fissura
Sou devorado pelas minhas entranhas
pela parte de mim que me apavora

Meus poros tremem por alguns segundos
A luz foi de vaga-lume no canto da calçada
Meu vaga-lume cinza-lata.