Alunos tiveram aula com a professora Emily Achieng' Akuno. Foto: Nan Qi

Agenda Cultural

EMUFRN recebe convidada notória em Congresso da Anppom

Emily Achieng' Akuno, da Universidade Técnica do Quênia, realizou palestras e oficinas com estudantes de música da UFRN

24 de outubro de 2022

Encerrou-se nesta sexta-feira, 21, o 32° Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (Anppom), que aconteceu na Escola de Música da UFRN (EMUFRN). Como parte da programação em uma das apresentações, a EMUFRN recebeu a visita de um dos mais ilustres nomes do mundo na área de Educação em Música: a professora Emily Achieng’ Akuno, da Universidade Técnica do Quênia. 

Emily Achieng’ Akuno foi destaque com apresentações e participações em palestras. Formada em música pela Universidade Técnica do Quênia, em Nairóbi, seguiu a área acadêmica com um mestrado em música pela Northwestern State University of Louisiana e, mais tarde, um doutorado em filosofia pela Kingston University (em Surrey, Reino Unido). Defensora da educação musical para todos, Emily ocupa posições de prestígio dentro de organizações notáveis e participa de projetos que buscam incentivar a comunicação e a participação social por meio da música. 

A professora Nan Qi, da EMUFRN, responsável por convidá-la, falou da importância do intercâmbio cultural e de conhecimento proporcionado, destacando a presença da convidada também na posição de ex-presidente do International Music Council (IMC) e da International Society of Music Education (ISME).

“É uma das mais importantes figuras internacionais na área da Educação Musical, de forma que foi uma grande honra termos tido sua presença na UFRN. A visita dela teve um impacto muito positivo nos nossos alunos e nos participantes do congresso da Anppom, além de permitir uma nova conexão entre Nairóbi e Natal e entre nossas respectivas universidades. Certamente vai dar frutos muito positivos e permitir a criação de novas oportunidades futuras para colaborações em projetos interculturais de ensino e pesquisa”, pontuou Nan. 

Não foi a primeira visita de Emily ao Brasil. Ela e Nan fazem parte de uma organização chamada Copenhagen Centre for Research in Artistic Citizenship (CReArC), que reúne participantes de sete países do mundo, incluindo o Brasil. A partir de uma perspectiva social e contemporânea, a associação tem como finalidade contribuir para o engajamento cultural e artístico de todos os cidadãos na sociedade. 

“Essa é nossa quarta reunião e este ano o país escolhido foi o Brasil. O foco é a pesquisa sobre a cidadania artística, o que isso significa, como é vista em diferentes lugares e a sua importância, não somente para a educação, mas para a sociedade. Especialmente em meios onde existe bastante imigração, a cidadania artística é a forma de as pessoas clamarem por espaços para serem artistas, para se tornarem de fato cidadãos de um país”, reforça Emily.

Para compartilharem o trabalho exercido e como ele pode impactar a comunidade, os professores participantes do CReArC estão escrevendo um livro chamado Global Perspective of Artistic Citizenship, falando sobre tópicos de música e educação. A estimativa é de lançamento em 2023. 

Anppom

O congresso da Anppom teve como tema Múltiplas dimensões da práxis musical na produção do conhecimento em música. O evento promoveu o encontro de coordenadores dos programas de pós-graduação da área e do fórum de editores de música e das associações das áreas de artes, reunindo a comunidade acadêmica nacional e internacional. 

Com o objetivo de evidenciar as produções científicas em música no Brasil, a Anppom promove o evento anualmente, sendo a UFRN o local escolhido para receber a conferência de 2022. No decorrer do evento, aconteceram lançamentos de livros, outros produtos resultantes de trabalhos de pesquisa em música, duas conferências internacionais e três mesas-redondas.


Apresentação de alunos com participação de Emily – Foto: Nan Qi