Cia Quasar apresenta o espetáculo Singular, no encerramento do festival. Foto: Rubens Cerqueira
Agenda Cultural
Encontro Internacional de Dança encara a reinvenção de si mesmo na primeira edição virtual desde sua criação há 13 anos
19 de fevereiro de 2021
Reconhecido por trazer ao público espetáculos e tema atuais da dança, o Encontro Internacional de Dança encara a reinvenção de si mesmo na primeira edição virtual desde sua criação há 13 anos. Sob a curadoria de Diana Fontes, diretora e criadora, o encontro acontece entre os dias 21 e 28 de fevereiro, no meio online. Todas as apresentações serão transmitidas pelo canal do Encontro de Dança no YouTube.
A programação inclui espetáculos de companhias renomadas, tanto nacionais e internações assim como criadores locais. Também estão programados bate-papos com convidados que são referência no meio artístico. Ao todo, serão apresentados 14 espetáculos, sendo seis internacionais, dois nacionais e seis da Plataforma de Dança do Rio Grande do Norte.
Cia Focus abre o festival com espetáculo "As canções que você dançou para mim". Foto: Manu Tasca
A abertura, dia 21, contará com o espetáculo “As Canções que você dançou para mim”, da Focus Cia de Dança, uma das mais atuantes companhias de dança do Rio de Janeiro.
Nos dias seguintes, o público poderá conferir a mostra Solos Stuttgart, com seis solos premiados no Internationales Solo Tanz-Theater Festival de 2019, realizado na Alemanha. Nesta edição participam bailarinos da Bélgica, Brasil, Canadá, Itália, Israel e França.
Os espetáculos potiguares que compõem a Plataforma de Dança do Rio Grande do Norte foram selecionados através de edital. São eles: “O Corpo e Uma Farsa” de Anízia Marques Cia De Dança; “Die Eienen, Die Anderen” da Companhia Giradança; “Querendo…” do Entre Nós Coletivo De Criação; “Rio Cor de Rosa” da Companhia de Dança Do Teatro Alberto Maranhão/CDTAM; “Goldfish” do artista independente Alexandre Américo e “Dançar Álbuns Inteiros - Ficção" de Álvaro Dantas.
Todas as obras selecionadas receberão uma crítica de Cássia Navas, uma das mais renomadas críticas de dança do país. O evento encerra com apresentação da companhia goiana Quasar, com o espetáculo “No Singular”.
Anízia Marques Cia de Dança é uma das companhias potiguares selecionadas em edital. Foto: Brunno Martins
Completam a programação da semana, mesas redondas com temas “A Dança na era Remota”, “Criação a Distância” e “Dança sem fronteiras”. Entre os convidados, Henrique Rodovalho (Quasar Cia de Dança/GO), Marcelo Santos (Solos de Stuttgart/Alemanha), Fabiano Carneiro (FUNARTE/RJ), Alex Neoral (Focus Cia de Dança/RJ), Wanie Rose Medeiros (Cia de Dança do Tam/RN) e Willy Helm, bailarino e coreógrafo.
O lema “Encontrar é preciso”, que há alguns anos tem sido bandeira do evento, segue em uso. “Encontrar mesmo que no virtual tornou-se algo essencial para que tenhamos a possibilidade de superar o isolamento que a situação atual nos impõe. Este formato nos possibilita ainda enxergar mais longe, reunindo artistas e espectadores de além fronteiras”, conta Diana Fontes.
O encontro é promovido com recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. Além da parceria cultural com o Internationales Solo-Tanz-Theater Festival Stuttgart.
Entre Nós Coletivo De Criação apresenta espetáculo "Querendo", pelo YouTube
Acompanhe a programação
DOMINGO 21.02
20h Abertura do Encontro Internacional de Dança | Live A Trajetória do Encontro Internacional de Dança: Memórias e Afetos com Diana Fontes e convidadas
21h Espetáculo “As Canções que você dançou para mim”, Focus Cia de Dança
SEGUNDA 22.02
21h O Corpo e Uma Farsa - Anízia Marques Cia De Dança
Solo de Stuttgart Loretta Pelosi Oliveira (Brasil)
TERÇA 23.02
21h Die Eienen, Die Anderen - Companhia Giradança
Solo de Stuttgart Lida Cordero Rijo (Itália)
QUARTA 24.02
21h Querendo… - Entre Nós Coletivo De Criação
Solo de Stuttgart Seth Buckley (Canadá)
QUINTA 25.02
20h Live “Arte que transforma vidas” com Diana Fontes e Joana Patino
21h Rio Cor de Rosa - Companhia de Dança Do Teatro Alberto Maranhão/CDTAM
Solo de Stuttgart Nina Plantefeve- Castryck (Bélgica)
SEXTA 26.02
20h Mesa Redonda “Dança sem Fronteiras” com Willy Helm, Marcelo Santos e Diana Fontes
21h Goldfish - Alexandre Américo
Solo de Stuttgart Leïla Ka (França)
SÁBADO 27.02
20h Mesa Redonda “A dança na era remota” com Alex Neoral, Wanie Rose Medeiros e Diana Fontes
21h Dançar Álbuns Inteiros - "Ficção" - Álvaro Dantas
Solo de Stuttgart Shirly Barbie (Israel)
DOMINGO 28.02
20h Mesa Redonda “Criação à Distância” com Fabiano Carneiro, Henrique Rodovalho e Diana Fontes
21h Espetáculo “No Singular”, Quasar Cia de Dança
Fonte: Release
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022