Cia Quasar apresenta o espetáculo Singular, no encerramento do festival. Foto: Rubens Cerqueira

Agenda Cultural

Festival experimenta a dança na era remota

Encontro Internacional de Dança encara a reinvenção de si mesmo na primeira edição virtual desde sua criação há 13 anos

19 de fevereiro de 2021

Reconhecido por trazer ao público espetáculos e tema atuais da dança, o Encontro Internacional de Dança encara a reinvenção de si mesmo na primeira edição virtual desde sua criação há 13 anos. Sob a curadoria de Diana Fontes, diretora e criadora, o encontro acontece entre os dias  21 e 28 de fevereiro, no meio online. Todas as apresentações serão transmitidas pelo canal do Encontro de Dança no YouTube.

A programação inclui espetáculos de companhias renomadas, tanto nacionais e internações assim como criadores locais. Também estão programados bate-papos com convidados que são referência no meio artístico. Ao todo, serão apresentados 14 espetáculos, sendo seis internacionais, dois nacionais e seis da Plataforma de Dança do Rio Grande do Norte.

Cia Focus abre o festival com espetáculo "As canções que você dançou para mim". Foto: Manu Tasca

A abertura, dia 21, contará com o espetáculo “As Canções que você dançou para mim”, da Focus Cia de Dança, uma das mais atuantes companhias de dança do Rio de Janeiro.

Nos dias seguintes, o público poderá conferir a mostra Solos Stuttgart, com seis solos premiados no Internationales Solo Tanz-Theater Festival de 2019, realizado na Alemanha. Nesta edição participam bailarinos da Bélgica, Brasil, Canadá, Itália, Israel e França.

Os espetáculos potiguares que compõem a Plataforma de Dança do Rio Grande do Norte foram selecionados através de edital.  São eles: “O Corpo e Uma Farsa” de Anízia Marques Cia De Dança; “Die Eienen, Die Anderen” da Companhia Giradança; “Querendo…” do Entre Nós Coletivo De Criação; “Rio Cor de Rosa” da Companhia de Dança Do Teatro Alberto Maranhão/CDTAM; “Goldfish” do artista independente Alexandre Américo e “Dançar Álbuns Inteiros - Ficção" de Álvaro Dantas.

Todas as obras selecionadas receberão uma crítica de Cássia Navas, uma das mais renomadas críticas de dança do país. O evento encerra com apresentação da companhia goiana Quasar, com o espetáculo “No Singular”.

Anízia Marques Cia de Dança é uma das companhias potiguares selecionadas em edital. Foto: Brunno Martins

Completam a programação da semana, mesas redondas com temas “A Dança na era Remota”, “Criação a Distância” e “Dança sem fronteiras”. Entre os convidados, Henrique Rodovalho (Quasar Cia de Dança/GO), Marcelo Santos (Solos de Stuttgart/Alemanha), Fabiano Carneiro (FUNARTE/RJ), Alex Neoral (Focus Cia de Dança/RJ), Wanie Rose Medeiros (Cia de Dança do Tam/RN) e Willy Helm, bailarino e coreógrafo.

O lema “Encontrar é preciso”, que há alguns anos tem sido bandeira do evento, segue em uso. “Encontrar mesmo que no virtual tornou-se algo essencial para que tenhamos a possibilidade de superar o isolamento que a situação atual nos impõe. Este formato nos possibilita ainda enxergar mais longe, reunindo artistas e espectadores de além fronteiras”, conta Diana Fontes.

 

O encontro é promovido com recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. Além da parceria cultural com o Internationales Solo-Tanz-Theater Festival Stuttgart.

Entre Nós Coletivo De Criação apresenta espetáculo "Querendo", pelo YouTube

Acompanhe a programação

DOMINGO 21.02
20h Abertura do Encontro Internacional de Dança | Live A Trajetória do Encontro Internacional de Dança: Memórias e Afetos com Diana Fontes e convidadas
21h Espetáculo “As Canções que você dançou para mim”, Focus Cia de Dança
SEGUNDA 22.02
21h O Corpo e Uma Farsa - Anízia Marques Cia De Dança
Solo de Stuttgart Loretta Pelosi Oliveira (Brasil)

TERÇA 23.02
21h Die Eienen, Die Anderen - Companhia Giradança
Solo de Stuttgart Lida Cordero Rijo (Itália)

QUARTA 24.02
21h Querendo… - Entre Nós Coletivo De Criação
Solo de Stuttgart Seth Buckley (Canadá)

QUINTA 25.02
20h Live “Arte que transforma vidas” com Diana Fontes e Joana Patino
21h Rio Cor de Rosa - Companhia de Dança Do Teatro Alberto Maranhão/CDTAM
Solo de Stuttgart Nina Plantefeve- Castryck (Bélgica)

SEXTA 26.02
20h Mesa Redonda “Dança sem Fronteiras” com Willy Helm, Marcelo Santos e Diana Fontes
21h Goldfish - Alexandre Américo
Solo de Stuttgart Leïla Ka (França)

SÁBADO 27.02
20h Mesa Redonda “A dança na era remota” com Alex Neoral, Wanie Rose Medeiros e Diana Fontes
21h Dançar Álbuns Inteiros - "Ficção" - Álvaro Dantas
Solo de Stuttgart Shirly Barbie (Israel)

DOMINGO 28.02
20h Mesa Redonda “Criação à Distância” com Fabiano Carneiro, Henrique Rodovalho e Diana Fontes
21h Espetáculo “No Singular”, Quasar Cia de Dança

Fonte: Release