Escola Agrícola de Jundiaí abre processo seletivo 2022 para curso de Gastronomia

Colunas

Escola Agrícola de Jundiaí, em Macaíba, abre curso de Gastronomia

Referência na educação das ciências agrícolas, a EAJ/UFRN implanta primeira experiência em protagonismo gastronômico. Inscrições abertas

06 de junho de 2022

Cinthia Lopes

Transformar realidades por meio da gastronomia, de forma sustentável e inclusiva é uma das premissas da gastronomia social, um movimento que surge diante de questões urgentes, como a fome, ameaça ao meio ambiente e os desertos alimentares das cidades. No Rio Grande do Norte, esse conceito pode estar nascendo com a criação do primeiro curso de Gastronomia da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ-UFRN). A escola fundada na década de 1950, na antiga Fazenda Jundiaí, distrito de Macaíba, está vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte e é referência no ensino das ciências agrícolas através de seus cursos técnicos,  superiores e pós-graduações.

O curso já está em funcionamento e com duas entradas por ano, no total de 30 vagas. O foco é na alimentação, gastronomia, sustentabilidade e economia criativa. A semente para uma nova postura educativa nessa área aqui no RN.

A proposta é de alinhar os elementos relacionados à produção de alimentos, contribuindo e investindo em áreas para o desenvolvimento sustentável da região, com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva e procurando agregar o valor à produção local.  O curso terá duração de um ano e meio, conta com aulas presenciais em período integral ou parcial que serão iniciadas no 2º semestre letivo de 2022, em 25 de agosto. As inscrições são gratuitas e seguem até dia 26 de junho de 2022, através do formulário disponível no site da Comperve (comperve.ufrn.br).

São ofertadas as disciplinas de História, Cultura e Alimentação, Habilidades Básicas de Cozinha, Empreendedorismo, Noções de Nutrição, Higiene e Boas Práticas de Manipulação, Habilidades Básicas de Confeitaria e Panificação, Serviços de Alimentos e Bebidas, além de outras que tratam sobre noções básicas de informática e segurança e ética no trabalho. 

Chef formado na Faculdade Anhembi Morumbi, o coordenador Tarcísio Gonçalves comentou que todos estão engajados na concretização deste curso e já está em processo a segunda turma. “Aqui os estudantes têm a oportunidade de estudar conteúdos sobre a gastronomia e sua interação com a cultura, meio ambiente, sociedade, turismo e tradição”, ressaltou. 

O professor veio para Natal em 2014, numa cooperação técnica pelo Instituto Federal de Goiás; "Lá já trabalhávamos com um curso técnico na área de gastronomia, a idéia era usar desta expertise para realizar uma pesquisa sobre a necessidade, justificativa e viabilidade de criar um curso de gastronomia na EAJ/UFRN, no projeto identificamos a real possibilidade de abrir o curso, então em 2015 fui transferido para EAJ",explicou o coordenador.

"A desigualdade social no Brasil precisa ser combatida, o curso, seguindo a tradição da EAJ, nasceu com este compromisso", pontuou. Metade das vagas são para famílias de baixa renda e cotas étnico raciais, filhos de produtores da agricultura familiar tem 20% de acréscimo a nota.

Também é enfatizado com os estudantes a necessidade de valorização ao ingrediente e a quem os produz, o laboratório de gastronomia dispõe de uma horta pra que os estudantes tenham contato com conteúdos relacionados à produção de alimentos, além  da oportunidade que eles tem de trabalhar com, em alguns casos recebendo uma bolsa, em atividades de pesquisa e extensão em projetos em parceria com produtores da agricultura familiar.

PROCESSO SELETIVO 

As inscrições para 2022 são gratuitas e seguem até dia 26 de junho, através do formulário disponível no site da Comperve (comperve.ufrn.br). O candidato deverá enviar o histórico do ensino médio com certificado de conclusão ou equivalente, apresentando as notas das disciplinas de Língua Portuguesa/Português e Matemática. 

A seleção será realizada por meio de análise do desempenho escolar em Língua Portuguesa/Português e Matemática ou disciplinas equivalentes cursadas durante o ensino médio, ou por meio de análise de Língua Portuguesa e Matemática, compostas no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou equivalente.

No total serão 130 vagas, sendo 30 para o curso de Gastronomia. Além disso, também está sendo ofertado vagas para os os cursos técnicos na modalidade subsequente em Agroindústria, Agropecuária e Aquicultura. O público-alvo são pessoas que já finalizaram o ensino médio e possuem certificado e histórico de conclusão.

Edital (http://www.comperve.ufrn.br/)

Com informações do portal da Escola Agrícola de Jundiaí