Nan Qi realiza eventos para aproximar comunidade de música da UFRN de especialistas internacionais

Agenda Cultural

Escola de Música da UFRN realiza atividades que visam internacionalização da EMUFRN

Chinesa de nascimento, professora Nan Qi foi nomeada nomeada coordenadora internacional da EMUFRN

22 de julho de 2021

A aceitação de eventos online foi uma das adaptações que o mundo teve de aderir por conta da pandemia. O desejo por novas conexões teve de ser ressignificado e transformado para que acontecesse de forma estritamente virtual. Nos últimos dois semestres, por exemplo, a professora Nan Qi, da Escola de Música da UFRN (EMUFRN), tem oferecido uma nova disciplina chamada Reading, researching, and presenting in English: Expressing yourself on the international stage, para ajudar os alunos do curso de Mestrado em Música a se expressarem melhor em inglês, especialmente no contexto acadêmico.

Como parte da disciplina, ela organizou uma série de palestras com convidados internacionais, as quais também puderam ser assistidas por outras pessoas da comunidade, com a participação de professores renomados, como Charlene Ryan (Ryerson University, Canadá), David Colwell (University of Kansas, EUA), Kari Veblen (Western University, Canadá), Marc Thompson (University of Jyväskyla, Finlândia), Maria Westvall (Rytmisk Musikkonservatorium, Dinamarca), Natasha Farny (SUNY-Fredonia, EUA), Paul Woodford (Western University, Canadá) e Russ DeVuyst (McGill University, Canadá).

“A resposta para essa iniciativa foi extremamente positiva”, afirmou Nan Qi. “Tem contribuído de forma significativa para o progresso de nossos mestrandos”. Portanto, foi uma iniciativa muito bem-sucedida, criada durante a pandemia, que certamente será continuada mesmo após o retorno à normalidade.

A professora, que é chinesa de nascimento e naturalizada canadense e brasileira, foi recentemente nomeada coordenadora internacional da EMUFRN e já começou suas atividades no novo cargo de forma intensa. Ela está envolvida na criação de um novo acordo multilateral entre a UFRN e pesquisadores de seis outras universidades, fundadores do Copenhagen Centre for Research in Artistic Citizenship, uma rede de pesquisa sobre o conceito de cidadania artística e suas diversas expressões em um mundo multicultural.

Além disso, também organizou uma reunião entre a cônsul-geral da China em Recife, Yan Yuqing, e os professores Jean Joubert, Fabio Presgrave (diretor e vice-diretor da Escola de Música), Márcio Venício Barbosa (secretário de Relações Internacionais) e Rubens Maribondo do Nascimento (pró-reitor de Pós-Graduação).

“A pandemia, infelizmente, despertou sentimentos negativos em algumas pessoas da sociedade, que se isolam com ideias xenofóbicas e preconceituosas. É justamente em momentos assim que precisamos de mais colaborações internacionais, para mostrarmos como nossa instituição valoriza o multiculturalismo e a cooperação entre as nações”, afirmou. Ela espera continuar estreitando as relações da UFRN com pesquisadores de todas as partes do mundo por meio de seus esforços.

Fonte:  Agecom/UFRN