Autora lança uma obra repleta de rimas e histórias. Foto: Eduardo Silva

Agenda Cultural

Escritora do Casarão da Poesia de Currais Novos lança livro para incentivar leitura entre crianças 

Autor e educadora Luma Carvalho lança, neste sábado (12), seu primeiro livro infantil: “Quem conta um conto, será que fica tonto?!

08 de março de 2022

Cefas Carvalho

Fazer as crianças terem gosto e hábito pela leitura não é uma tarefa fácil. Para ajudar neste desafio, a poeta e educadora curraisnovense Luma Carvalho lança, neste sábado (12), seu primeiro livro infantil: “Quem conta um conto, será que fica tonto?", publicação voltada para crianças de 0 a 6 anos. O lançamento acontece no Teatro Municipal Ubirajara Galvão, em Currais Novos, às 19h.

Objetivando justamente questionar o gosto pela leitura e produção de histórias, o livro tem texto e ilustrações da própria autora "e oferece aos pequenos leitores uma experiência bastante lúdica, isso em razão do jogo de rimas e da musicalidade do texto, assim como pelos personagens que compõem a narrativa e o cenário onde tudo acontece", explica Luma.

A autora diz ainda que “a literatura nos faz visitar universos, fugir da realidade e isso é muito bom, porque através dos textos literários temos a chance de viver outras experiências para além da vida real, podemos visitar outros espaços, outras épocas e construir outros sentidos para nossa existência. Esse meu livro é antes de qualquer coisa a realização de um sonho antigo. Ele foi pensado  para crianças da primeira infância, de 0 a 6 anos, que estão nesse processo de aquisição da linguagem e alfabetização e que muitas vezes precisam de um mediador de leitura para fazer essa ponte com o texto", registra Luma


PARA CRIANÇAS E PARA TODO MUNDO

A escritora ressalta que o livro foi escrito para crianças, mas é também direcionado a mães, pais, tutores, professores e toda pessoa interessada na literatura infantil. Segundo Luma, "a ideia é que o livro seja utilizado em salas de aula para crianças e em casa, uma vez que formar leitores literários é papel da escola e também das famílias". O livro foi publicado com recursos da Lei Aldir Blanc, através da Fundação Cultural José Bezerra Gomes, Prefeitura Municipal de Currais Novos e Governo Federal.

“Na biblioteca comunitária Casarão de Poesia me dedico mais ao trabalho de mediação de leitura com as crianças e os adolescentes que visitam nossa biblioteca ou as que estão nas escolas que visitamos. É uma atividade bem importante e que eu gosto muito essa de apresentar o texto literário ao leitor de maneira lúdica, atrativa, na perspectiva de ganhar leitores”, acrescenta.

O lançamento do livro acontecerá no Teatro Municipal Ubirajara Galvão, às 19h do sábado (12/03), em Currais Novos, Seridó potiguar, e haverá um recital apresentado por Luma Carvalho, intitulado “O Mundo Mágico dos Livros”. Será exigida a apresentação de passaporte vacinal e uso de máscaras no ambiente.


A AUTORA

Mãe de quatro filhos, quatro gatos e um cachorro, Luma Carvalho coordena o grupo Casarão de Poesia, que desde 2006 realiza atividades artísticas e sociais na região do Seridó, em especial Currais Novos. É professora com mestrado em Letras (PROFLETRAS - UFRN) e atualmente exerce a função de Assessora Pedagógica na 9a DIREC. Em 2004, publicou seu primeiro livro de poesias “Com Sabor de Sol e Lua”, e já participou de duas coletâneas: “Tamborete" (2003) e "Currais [di]versos" (2021).


COMO COMPRAR

O livro "Quem Conta um Conto Será que Fica Tonto" é um lançamento da Editora Offset com selo Casarão de Poesia e já está disponível para pré-venda.

O livro custa R$ 30,00 reais e a despesa de envio para qualquer parte do Brasil é de R$ 7,00. Para Currais Novos a entrega é grátis. O pagamento pode ser feito por pix ou depósito bancário. Outras informações podem ser obtidas no Instagram da autora (@luamarcarvalho)