Fazendinha é um dos espaços disponíveis no espaço Sebrae na Festa do Boi. Foto: Moraes Neto

É Típico!

Espaço Sebrae na Festa do Boi tem foco na produção sustentável do agronegócio

No local o visitante pode conhecer eapreciar os sabores e texturas de alimentos e bebidas diferenciados pela origem potiguar

09 de outubro de 2022

Destacar a transversalidade de cadeias produtivas variadas e a necessidade de uma produção sustentável para gerar transformação social. Esse é o eixo macro da participação do Sebrae no Rio Grande do Norte na 60ª edição da Festa do Boi, que começou sábado (8), no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim (RN). A Agência Sebrae Festa do Boi foi montada no local e apresenta uma série de atrativos, capacitação, eventos e exposição, direcionados ao homem do campo e potencial empreendedor rural, baseados no pilar tecnologia, inovação, sustentabilidade e impacto social. O evento é promovido pela Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc) em parceria com o Sebrae, Governo do Estado e Prefeitura de Parnamirim.

A expectativa é que a programação idealizada para o espaço seja capaz de proporcionar interação com mais de 10 mil pessoas que visitam o local pelos próximos sete dias. Isso porque a estrutura de área ocupada praticamente dobrou em relação à edição anterior e chega a 312 metros quadrados. É nesse ambiente que estão sendo ministradas palestras, oficinas e cursos diariamente, sendo enfatizada uma cadeia produtiva temática por dia. Participam dessas capacitações ao menos 5 mil produtores rurais de cidades de diferentes regiões do Rio Grande do Norte inscritos nas caravanas criadas para levar esse público para o espaço do Sebrae. Entre os palestrantes que vão passar pelo palco, estão Marcos Fava Neves, Jardel Beck e Isabela Raposeiras, entre muitos outros.

“A nossa ideia é oferecer um espaço para troca de conhecimento, interação e aprendizado para empreendedores e produtores rurais, focando as soluções existentes em diferentes cadeias que podem contribuir com o agronegócio para uma produção sustentável capaz de gerar transformação social. A Festa do Boi é o maior evento agropecuário do estado e justamente onde se encontra esse público que o Sebrae quer mostrar a interligação das cadeias do agronegócio com outras áreas”, diz o coordenador geral da Agência Sebrae Festa do Boi, Elton Alves.

A diretoria executiva visitou o espaço no primeiro dia de funcionamento da Agência Sebrae Festa do Boi 2022. Os diretores José Ferreira de Melo Neto (superintendente) e João Hélio Cavalcanti (técnico) participaram também solenidade oficial de abertura da festa, prestigiada por várias autoridades e personalidades do meio político local. No evento, Zeca Melo falou da importância da parceria com a ANORC na realização da Festa do Boi, que completa 60 anos, dos quais 27 anos com a participação do Sebrae como apoiador e atualmente como co-realizador. Melo ainda destacou a inovação como maior atrativo do espaço Sebrae com destaque para o projeto Leite & Genética, que contabiliza um bem sucedido trabalho de inseminação artificial e melhoramento genético do rebanho bovino.

Força do terroir potiguar

A Agência Sebrae Festa do Boi, no entanto, apresenta muito mais em diversos espaços temáticos, entre eles o Sebrae Terroir, uma área com pouco mais de 40 marcas de produtos com característica do terroir potiguar. Nessa área, tem de tudo para o visitante conhecer e sentir e apreciar os sabores e texturas de alimentos e bebidas diferenciados pela origem e processo de produção. De meles aos queijos e derivados lácteos. De flor de sal a pães artesanais. De cachaça a cafés e alimentos orgânicos. Tudo num ambiente que leva o visitante a um passeio gastronômico pelas diversas regiões do estado.

Há ainda as atividades da Fazendinha, cujo intuito é disseminar tecnologias sociais e consultorias de manejo produtivo, e da Queijeira Artesanal, onde são realizadas diariamente oficinas de queijos artesanais, como coalho e de manteiga. Uma das novidades deste ano é o Sebraelab, que montou estrutura também na agência e terá várias atividades, entre elas o Hack Inova Agro, um hackaton direcionado para solucionar questões do campo. Na área de gastronomia, há exposição de queijos artesanais, de camarões, ostras e as marcas que fazem parte da Rota da Cerveja Potiguar, uma área com 16 rótulos da bebida feita de maneira artesanal por pequenos produtores do estado.

A economia criativa também ganhou espaço na programação, com exposição de bordados e apresentação diária de artistas potiguares. Entre as atrações, estão Alan Persa, Krystal, Deusa do Forró, Mágico Jack, Forró do Severo, Tanda Macedo, Forró Meirão e Lampião e Maria Bonita. Os shows ocorrem sempre a partir das 19 horas num palco montado especialmente para as apresentações. A Festa do Boi prossegue no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, até o dia 15 deste mês, atraindo uma multidão de visitantes que buscam diversão, entretenimento, além dos produtores rurais que fazem negócios participando de leilões, eventos e encontros de aproximação comercial.