Ariadna Medeiros buscou histórias reais para compor espetáculo. Foto: Amiel Abrantes

Agenda Cultural

Espetáculo de dança aborda histórias reais de violência contra mulheres

Obra coreográfica “Anônima”, de Ariadna Medeiros, estreia domingo, dia 25, no canal do Youtube

21 de abril de 2021

Construído a partir de histórias reais de mulheres que foram vítimas de violência e de ativistas que lutam pela causa feminina, “Anônima”, obra coreográfica de Ariadna Medeiros, nasce da vontade de abordar o tema violência com delicadeza e profundidade que a dança permite. O espetáculo criado para o palco mas adaptado ao meio online, estreia neste domingo, 25, às 18h, no Youtube, e será seguindo de bate-papo sobre o tema. Será mediado pela produtora cultural Tatiane Fernandes, com a participação de Ariadna Medeiros, Ariadne Canela e Jaqueline de Almeida.

Segundo a autora, a corografia teve como processo de pesquisa entrevistas com mulheres vítimas de violência e também profissionais que atuam nessa área como advogadas, juízas, agentes policiais ou líderes comunitárias. Para Ariadna Medeiros, que assume a interpretação em solo, o espetáculo narra, de maneira mais ou menos literal, sua própria experiência pessoal que se identifica e se relaciona com tantas outras histórias de mulheres que, infelizmente, foram silenciadas por medo ou até mesmo pela morte.

“Esta é uma obra que não tem a intenção de instrumentalizar uma causa, mas de assumir o propósito de servir como campo de reflexão e ação em prol de medidas necessárias para mudar a condição das mulheres no Brasil e no Mundo.” revela a artista que recorre às técnicas das danças urbanas, como o Waacking e o Hip Hop para compor uma obra coreográfica que assume também a narrativa poética da dança contemporânea, através do olhar do coreógrafo Anderson Leão que se dedicou a direção artística do espetáculo.

A equipe do espetáculo se completa com Ariadne Canela, responsável pela gestão de Pesquisa, Amiel Abrantes, com o registro fotográfico, Artur Abrantes, que assume a captação e Edição de imagem, Ana Paula Medeiros, na consultoria e desenho de projeto, Sérgio Gurgel, na iluminação, Tatiane Fernandes na produção, Raphael Jhoy como assistente de produção, Flávio Torres como diretor de palco, Anderson Galdino como coordenador de montagem da Casa da Ribeira e Alessandro Saraiva (risada) no apoio e receção.

Anônima é um espetáculo realizado através da Lei Aldir Blanc, com patrocínio da Fundação José Augusto, do Governo do Estado do RN, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo e do Governo Federal.

ERVIÇO

Anônima – Espetáculo duração 40 minutos

Acesso Gratuito através do Youtube:

Estreia em sessão única dia 25 de abril, às 18h.