Presente de Natal integra o calendário natalino da cidade por mais de duas décadas | Brunno Martins

É Típico!

Presente de Natal retorna ao Palácio para celebrar 25 anos

Surgido em 1997, mais antigo auto natalino em atividade retorna ao palco de origem, de frente ao Palácio Potengi

12 de dezembro de 2022

Criado em 1997 o espetáculo Um Presente de Natal comemora este ano bodas de prata. Para celebrar os 25 anos em cartaz, o auto natalino mais antigo da capital potiguar retorna ao seu local de origem: a Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte, também conhecido como Palácio da Cultura. As apresentações gratuitas acontecem nos dias 16, 17 e 18 de dezembro, às 20h.

Para 2022, a idealizadora e diretora do espetáculo, Diana Fontes, montou uma super equipe, responsável por criar um espetáculo repleto de novidades.  O texto e música são de Danilo Guanais e a direção de arte é de João Marcelino. Ambos estiveram com Diana na primeira edição do Presente.



“O espetáculo foi criado para acontecer no Palácio e por 10 anos foi realizado no local. Depois tivemos diferentes espaços e formatos, mas a apresentação na Pinacoteca é uma das mais presentes na memória dos potiguares. Poder retornar celebrando 25 anos e com os mesmos criadores está sendo muito especial”, conta Diana Fontes.
 

Desde o início de novembro 35 intérpretes ensaiam para dar vida ao auto, que este ano conta a história do nascimento de Jesus Cristo a partir de temas como memória e ameaça do esquecimento.

“Este ano a proposta foi inserir o espetáculo dentro do espetáculo. O que foi um desafio. Assim, reuni na trilha temas representativos usados em anos anteriores, mas com novas propostas, tanto no enredo, como na mixagem. Já a temática tem a ver com o sentimento que temos de que é preciso preservar momentos da vida como o fazer arte. Ao mesmo tempo, estamos vivendo uma espécie de epidemia do esquecimento, que atinge toda a sociedade com doenças que afetam diretamente a memória”, explica Danilo Guanais.  

Também integram o espetáculo 40 jovens e crianças da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão, do Coletivo Abrace da Ong Atitude Cooperação e da Associação para o Desenvolvimento de Iniciativas de Cidadania do RN (ADIC).  Juntas, elas formam o coro infanto juvenil das janelas do Palácio. 

O espetáculo conta com patrocínio do Governo do RN, Lei Câmara Cascudo, Prefeitura do Natal, Programa Djalma Maranhão, Natal em Natal, Agaé, Colégio CEI e Dore. Conta ainda com apoio da Escola Estadual Professor Luís Antônio. A realização é de Diana Fontes Direção e Produção Cultural.

SERVIÇO
UM PRESENTE DE NATAL – 25 ANOS

Dias 16, 17 e 18 de dezembro, 20h
Acesso gratuito
Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte (Palácio da Cultura)
Praça Sete de Setembro, s/n - Cidade Alta