Jacy estreou em 2013 e desde então coleciona prêmios e boas bilheterias

Agenda Cultural

Esse Tal de Carmin estreia novo episódio “Jacy”. Confira

Série documental conta a história do grupo potiguar de teatro vencedor dos prêmios Shell e Cesgranrio

09 de novembro de 2020

O Grupo Carmin está na ativa há 13 anos e dessa trajetória bem sucedida nasceram espetáculos de impacto como “Jacy” e “A Invenção do Nordeste”, peças que marcaram público e crítica, ambas consideradas inovadoras dentro da dramaturgia pela reinvenção do teatro documental. Para marcar a data o grupo queria reencenar o repertório completo, mas com a pandemia essa revisita será online. Assim nasceu o projeto E Esse Tal de Carmim?”, série documental realizada pelo grupo em parceria com a Casa da Praia Filmes para comemorar a data contando a história do grupo. 

O projeto, formado por cinco minidocumentários, estreou o primeiro episódio no dia 2. E nesta segunda-feira (9) o segundo episódio, “Jacy” foi disponibilizado nas redes sociais do grupo www.linktr.ee/grupocarmin Todos os minidocs  passeiam pelos espetáculos que marcaram a história do teatro potiguar e nacional. São eles: "Pobres de Marré" (2007) foi lançado dia 2; "Jacy" (2013), lançada hoje. Na sequência "Por Que Paris?" (2015), "A Invenção do Nordeste" (2017) e a novíssima "Gente de Classe", prevista para estrear em 2021. 

O projeto audiovisual fala sobre as obras, os processos de montagem e também os bastidores de cada peça. O formato audiovisual foi a saída encontrada pelo grupo e pela Casa da Praia Filmes para manter o contato com o público nesse período de isolamento social. “Além de documentarmos nossa trajetória como um grupo de teatro potiguar que figura na história do teatro brasileiro contemporâneo, queremos manter a linguagem teatral próxima do público e atrair novos espectadores ”, comenta Pedro Fiuza (fundador da Casa da Praia Filmes e diretor e dramaturgo audiovisual no Grupo Carmin).

No episódio 2 Jacy, o grupo conta como uma frasqueira encontrada no lixo, contendo vestígios de vida de uma mulher de 90 anos, virou o enredo do monólogo , em que Quitéria Kelly é a protagonista, porém conta com a participação de Henrique Fontes como narrador. A Frasqueira de Jacy foi o recorte de uma história real que resultou na peça lançada há sete anos. Vale lembrar que este também é o ano em que Jacy faria 100 anos

Os vídeos estão disponibilizados nas redes do grupo durante todo o mês de novembro. O projeto “E Esse Tal de Carmin?” foi selecionado no Edital de Economia Criativa - SEBRAE/RN 2020.

episódio 1 "Pobres de Marré"

 

episódio 2 "Jacy"