Eva Wilma é considerada uma das maiores estrelas da arte dramática brasileira

Reportagens

Estrela da Tv e teatro, Eva Wilma morre em São Paulo, aos 87 anos

Atriz fez mais de 50 novelas e também protagonizou alguns grandes momentos do teatro brasileiro

16 de maio de 2021

Morreu, aos 87 anos, a atriz Eva Wilma. Internada desde 15 de abril no Hospital Albert Einstein em São Paulo, para tratamento de problemas cardíacos e renais, em maio, a atriz teve descoberto um câncer de ovário. “Comunicamos que a atriz Eva Wilma acaba de falecer às 22h08 no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, em função de um câncer de ovário disseminado, levando a insuficiência respiratória”, diz nota oficial sobre o falecimento da atriz.

Um dos principais nomes da dramaturgia brasileira, Eva Wilma foi bailarina clássica na juventude e teve passagens marcantes no teatro, no cinema e na televisão. A Coleção Aplauso registra a primeira vez que ela veio a Natal, ainda no final dos anos 40, como bailarina da companhia Maria Oleneva.

"Na época Oleneva resolveu participar da Feira flutuante da indústria paulista, que era no navio D. Pedro II, do Lloyd Brasileiro. Esse navio saiu do Porto de Santos e ia parando nas capitais onde nos apresentávamos, até Manaus. Demos espetáculos no Teatro Amazonas, no Teatro da Paz, de Belém, no Teatro Artur Azevedo, de São Luiz, no Teatro Alberto Maranhão, de Natal, e muitos outros. “Todos eram (e são ainda) de uma beleza indescritível. O diretor Meira Pires, do Teatro Alberto Maranhão, registrou em livros todos os espetáculos que passaram nos 30 anos em que ele o dirigiu, onde consta o nome de Eva Wilma Riefle. Eu sinto uma alegria imensa de ter retornado várias vezes a todos aqueles teatros, ao longo dos meus 50 anos de vida profissional”, disse a atriz, no texto registrado no livro. Abandonou a dança para participar da montagem de "Uma Mulher e Dois Palhaços", no Teatro de Arena. Segundo ela, uma das decisões mais difíceis de sua vida.

Eva Wilma era uma atriz que fugia dos rótulos, fez papeis que transitaram do riso às lágrimas. Costurou a carreira entre o teatro e a TV.  Começou na Tupi em “Alô doçura”, depois “Meu Pé de Laranja Lima”. Na Globo, o primeiro papel que a projetou foi “Mulheres de Areia”. Deslumbrante, chamou atenção do diretor Alfred Hitchcock e foi convidada a fazer o teste em Hollywood para o filme “Topázio”, no qual faria o papel da cubana Juanita, mas foi substituída pela alemã Karin Dor. Sobre o assunto, o jornalista Artur Xexéu comentou que para a atriz foi um alívio, pois este é considerado o “pior filme da filmografia de Hitchcook”.

No teatro interpretou grandes momentos em “Um bonde chamado desejo”, “Esperando Godot” e “O Santo Inquérito”. Foram mais de 60 produções para tv, entre novelas e minisséries, com uma coleção de personagens marcantes, de vilãs a mulheres românticas ou divertidas. Dinah de A Viagem, Penélope Barcellar em Sassaricando, Maria Altiva em A Indomada, Lucrécia Borges de Começar de Novo.

Eva Wilma foi casada com os atores John Herbert e Carlos Zara, já falecidos, e deixou dois filhos, Vivien Buckup e John Herbert Buckup Jr e cinco netos.

Com informações da Agência Brasil