Ellen é criadora do Eco Fada, no qual compartilha o veganismo com alimentos do dia a dia

Agenda Cultural

Estudante potiguar fala sobre veganismo acessível no TEDxSãoPaulo

Ellen Monielle, dona do Instagram Eco Fada, aborda o tema do veganismo acessível e antirracista

13 de dezembro de 2020

Um nome potiguar marcou presença na 9ª edição do TEDxSãoPaulo. A estudante de Relações Internacionais, Ellen Monielle, dona da conta de Instagram Eco Fada, participou neste sábado como palestrante ao lado de mulheres inspiradoras. Ela trouxe sua história na edição do evento on-line que traz como tema #coragem.

Abordando em seu perfil de redes sociais o tema do veganismo antirracista, Ellen passou a compartilhar sua rotina alimentar baseada em produtos do dia a dia para desmistificar as crenças sobre vegetarianismo e veganismo. Ela acredita que você pode ser pobre, periférico, preto e ser vegano.

Com apenas 21 anos, Ellen é natalense e está concluindo a Graduação em Relações Internacionais na UnP, integrante da rede Laureate. Ela conta que, inicialmente, fazia o curso técnico de Enfermagem, mas sentia que algo estava faltando. “Eu queria entender mais o mundo ao meu redor, me posicionar politicamente e porque certas coisas aconteciam da forma que aconteciam”.

Sobre o veganismo, ela conta que se tornou vegana em 2017, um pouco antes de entrar na Universidade. Na época, ela não tinha noção como esse tema também se relacionava ao racismo. “Comecei a refletir sobre quantos negros veganos eu conhecia. Foi aí que percebi que estava em uma bolha muito grande e precisava procurar inspirações”. Dentro dessa perspectiva, Ellen deseja fazer Mestrado e atuar nas áreas ambiental e alimentar.

Na palestra junto com Ellen estavam a jornalista Malu Gaspar, a médica cardiologista Luciana Fornari, a advogada Ana Bavon, a educadora Carima Orra, a empreendedora Verónica Oliveira e a médica anestesiologista e ganhadora do BBB20 Thelma Assis.

O TEDxSãoPaulo usa o slogan “Ideias que merecem ser espalhadas” e tem licença de TED, uma organização sem fins lucrativos, que tem a missão de promover ideias. Hoje, as palestras TED, ou TEDTalks, são referência mundial e vistas por milhões de pessoas no mundo todo.