Estimulo a interiorização do turismo começa no terroir: Exemplo do Mel de Jandaíra. Foto: reprodução

É Típico!

Estudantes da UFRN criam clube de assinatura para fomento ao turismo rural

Assinantes do clube recebem caixinha recheada com produtos e serviços para estimular a interiorização do turismo no RN

29 de novembro de 2022

RN in Box foi o nome escolhido pelos estudantes da UFRN ao projeto fomentado pelo edital de Economia Criativa do Sebrae. O novo clube de assinatura promete enviar aos seus assinantes uma caixinha recheada com produtos e serviços selecionados para estimular a interiorização do turismo no Rio Grande do Norte e valorizar o empreendedor local. A iniciativa será lançada oficialmente no dia 28 novembro, na sede do Sebrae RN.

Os itens de cada caixa serão selecionados pela curadoria da Ecotur Nordeste, agência de viagens dos jovens pós-graduandos que, recentemente, completou sua graduação na Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC), vinculada ao programa de multincubação de empresas do IFRN.

A equipe percorrerá todas as regiões do Estado em busca de experiências turísticas, trazendo produtos e serviços únicos. Além disso, os assinantes recebem ideias de roteiros para programar sua viagem aos destinos do mês na caixinha.

Julliane, Marília e Jardel, estudantes idealizadores da RN in Box – Foto: Marília Gonçalves

Os assinantes receberão a RN in box em casa. A cada mês, a caixinha vai trazer elementos de um a três destinos do estado. Inicialmente, as entregas serão somente em Natal e Região Metropolitana. Os interessados vão optar pela assinatura mensal ou trimestral da caixa. Os valores variam de R$ 64,99 a R$ 67,99, além do frete.

O clube de assinatura é um modelo de negócio crescente no país, tendo sido acelerado pela pandemia. De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), no Brasil, as vendas desse setor cresceram mais de 18% em 2021.  Esses clubes mantêm a premissa da venda recorrente, com muitos itens exclusivos aos assinantes. O negócio já abarcou a venda de livros, cosméticos, bebidas, produtos para pets entre outros produtos. “Chegou a hora do turismo tangibilizar sua oferta na caixinha”, afirma Julliane Almeida, estudante do  Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PPgCTI/UFRN) e CEO da Ecotur.

Seus sócios, o mestrando do PPgCTI/UFRN Jardel Galvão e a egressa do mestrado em Turismo, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudo da Mídia (PPGEM/UFRN), Marília Gonçalves, ressaltam que os assinantes vão receber muito mais que o dobro do que pagou pela caixa, uma vez que seu valor não está somente na quantidade ou qualidade dos itens, mas nas histórias por trás deles. “Histórias de empreendedores, de famílias, de artesãos, de agricultores, enfim, de sonhadores que fazem o RN crescer”, lembram.

Siga nas redes sociais: @rn.inbox e através do telefone/WhatsApp (84) 9 8879-278