Escultura do ex-presidente Café Filho será instalada na Cidade Alta

Reportagens

Procura-se um lugar para a escultura do ex-presidente Café Filho

Peça foi executada pelo escultor Eri Medeiros, com recursos da Prefeitura de Natal. O local para a colocação ainda não foi definido

14 de janeiro de 2021

Por Cinthia Lopes

O departamento de Patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult/Funcarte) anunciou a conclusão da escultura em bronze do ex-Presidente natalense Café Filho (1899-1970). O busto foi modelado e executado pelo artista Eri Medeiros, com recursos da Prefeitura de Natal.

A ideia partiu de uma emenda parlamentar do vereador Ney Lopes Júnior, acatando uma sugestão do jornalista e empresário Felinto Rodrigues, um entusiasta do político e ex-governador do RN. A emenda prescreveu, mas a Funcarte seguiu com a obra. O natalense foi o 18.º presidente do Brasil e governou de 24 de agosto de 1954 a 8 de novembro de 1955. Também foi o 13.º vice-presidente do país entre 1951 e 1954.

Monumentos e bustos são parte da história das cidades e também da memória afetiva das pessoas — quando não estão gerando polêmica por aí. No caso de José Fernandes Campos Café Filho, a curiosidade era a ausência dele entre as figuras em bronze que povoam o Centro Histórico, como Dom Pedro I, Frei Miguelino, Antônio Melo de Souza, Luiz da Câmara Cascudo, John Kennedy e José Bonifácio.

Segundo informações da Secult, a prefeitura ainda irá consultar entidades sobre o melhor lugar para a colocação da peça. “Agora é encontrar o melhor lugar para colocar a escultura do ex-presidente, vamos ouvir entidades como o Instituto Histórico”, comentou o secretário de cultura Dácio Galvão, em sua rede social. Sugestões também vem de internautas. A galerista Nadja Dumaresq sugeriu colocá-la em frente à Catedral da av. Deodoro, "defronte à casa da Dona Antonieta Varella, onde ele costumava se hospedar".

Um dos locais sugeridos pelo museólogo Hélio Oliveira, coordenador do setor de patrimônio da Funcarte, é entre a Assembleia Legislativa e o Palácio Potengi (Pinacoteca do Estado). O local também está próximo do Museu Café Filho, o famoso sobradinho com teto véu de noiva que foi restaurado em 2017 depois de oito anos fechado. Outro local apontado por setores do patrimônio é a av. Presidente Café Filho na praia do Meio nas proximidades do Pâmpano Clube.

Presidente John Kennedy

Além do busto de Café Filho, o artista Eri Medeiros foi o responsável pela restauração de outra escultura, o antigo busto do ex-presidente norte-americano John Kennedy, localizado na pracinha que leva seu nome, no Grande Ponto —  chamada no passado de “Praça das Cocadas” segundo o cronista Vicente Serejo. Tinha sido retirada no início de 2020 pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (semsur)após uma tentativa de furto. A peça será reposta em breve.  Vale lembrar que a peça já é uma réplica da original que foi roubada.

A capital do Rio Grande do Norte tem um pequena coleção de bustos, estátuas e monumentos, a maioria localizada na Cidade Alta, o bairro de fundação da cidade. Sem segurança patrimonial reforçada, sofrem a ação do tempo e dos vândalos. 

Técnica

Pintor e escultor com mais de 20 anos de carreira, Eri Medeiros trabalha com escultura em vários materiais, mas também faz bustos sob encomenda. É o único na região a trabalhar com todo o processo de moldagem e fundição do bronze, a partir da técnica milenar conhecida como “cera perdida”. A mesma usada por Da Vinci.

A retratação da imagem de Café Filho foi baseada em fotografia, moldada em cera refratária e depois em bronze. O processo leva semanas e é custoso, mas Eri Medeiros pensa em trabalhar com bronze em esculturas artísticas. “Estou em busca de um sócio para iniciar a criação de peças”, disse ao TL.