Escultura do ex-presidente Café Filho será instalada na Cidade Alta
Reportagens
Peça foi executada pelo escultor Eri Medeiros, com recursos da Prefeitura de Natal. O local para a colocação ainda não foi definido
14 de janeiro de 2021
Por Cinthia Lopes
O departamento de Patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult/Funcarte) anunciou a conclusão da escultura em bronze do ex-Presidente natalense Café Filho (1899-1970). O busto foi modelado e executado pelo artista Eri Medeiros, com recursos da Prefeitura de Natal.
A ideia partiu de uma emenda parlamentar do vereador Ney Lopes Júnior, acatando uma sugestão do jornalista e empresário Felinto Rodrigues, um entusiasta do político e ex-governador do RN. A emenda prescreveu, mas a Funcarte seguiu com a obra. O natalense foi o 18.º presidente do Brasil e governou de 24 de agosto de 1954 a 8 de novembro de 1955. Também foi o 13.º vice-presidente do país entre 1951 e 1954.
Monumentos e bustos são parte da história das cidades e também da memória afetiva das pessoas — quando não estão gerando polêmica por aí. No caso de José Fernandes Campos Café Filho, a curiosidade era a ausência dele entre as figuras em bronze que povoam o Centro Histórico, como Dom Pedro I, Frei Miguelino, Antônio Melo de Souza, Luiz da Câmara Cascudo, John Kennedy e José Bonifácio.
Segundo informações da Secult, a prefeitura ainda irá consultar entidades sobre o melhor lugar para a colocação da peça. “Agora é encontrar o melhor lugar para colocar a escultura do ex-presidente, vamos ouvir entidades como o Instituto Histórico”, comentou o secretário de cultura Dácio Galvão, em sua rede social. Sugestões também vem de internautas. A galerista Nadja Dumaresq sugeriu colocá-la em frente à Catedral da av. Deodoro, "defronte à casa da Dona Antonieta Varella, onde ele costumava se hospedar".
Um dos locais sugeridos pelo museólogo Hélio Oliveira, coordenador do setor de patrimônio da Funcarte, é entre a Assembleia Legislativa e o Palácio Potengi (Pinacoteca do Estado). O local também está próximo do Museu Café Filho, o famoso sobradinho com teto véu de noiva que foi restaurado em 2017 depois de oito anos fechado. Outro local apontado por setores do patrimônio é a av. Presidente Café Filho na praia do Meio nas proximidades do Pâmpano Clube.
Presidente John Kennedy
Além do busto de Café Filho, o artista Eri Medeiros foi o responsável pela restauração de outra escultura, o antigo busto do ex-presidente norte-americano John Kennedy, localizado na pracinha que leva seu nome, no Grande Ponto — chamada no passado de “Praça das Cocadas” segundo o cronista Vicente Serejo. Tinha sido retirada no início de 2020 pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (semsur)após uma tentativa de furto. A peça será reposta em breve. Vale lembrar que a peça já é uma réplica da original que foi roubada.
A capital do Rio Grande do Norte tem um pequena coleção de bustos, estátuas e monumentos, a maioria localizada na Cidade Alta, o bairro de fundação da cidade. Sem segurança patrimonial reforçada, sofrem a ação do tempo e dos vândalos.
Técnica
Pintor e escultor com mais de 20 anos de carreira, Eri Medeiros trabalha com escultura em vários materiais, mas também faz bustos sob encomenda. É o único na região a trabalhar com todo o processo de moldagem e fundição do bronze, a partir da técnica milenar conhecida como “cera perdida”. A mesma usada por Da Vinci.
A retratação da imagem de Café Filho foi baseada em fotografia, moldada em cera refratária e depois em bronze. O processo leva semanas e é custoso, mas Eri Medeiros pensa em trabalhar com bronze em esculturas artísticas. “Estou em busca de um sócio para iniciar a criação de peças”, disse ao TL.
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022