Fotos do ensaio sobre bordados do Seridó faz um mergulho na rotina das bordadeiras de forma poética.
Agenda Cultural
Andrey Lourenço nos conecta ao universo das máquinas, linhas e desenhos e das vivências de mulheres fortes que tiram o sustento do bordado
15 de abril de 2021
A tradição do bordado chegou ao Seridó pelos colonizadores portugueses no final do século XVIII e passou a ser, principalmente, um meio de renda para as mulheres da região, verdadeiras transmissoras de um poderoso e delicado ofício que hoje é marca registrada reconhecida dentro e fora do Rio Grande do Norte. O trabalho manual ganhou agora um registro imagético do fotógrafo Andrey Lourenço, autor da exposição virtual “Bordados do Seridó, A arte da mulher potiguar”, que pode ser acessada no link www.andreylourenco.com
Nas palavras de Daliana Cascudo, autora do texto do programa, “às mulheres do Seridó coube o papel, ao longo do tempo, de perpetuar uma tradição que passa de geração em geração, de mãe para filha, de avó para neta, de tia para sobrinha, reforçando a identidade cultural da região”.
É no universo delas que Andrey Lourenço nos conecta, entre máquinas, desenhos e linhas dessas bordadeiras em seus locais de trabalho na região do Seridó. Através de imagens e vídeos, vemos o processo de criação, o produto e as artesãs envolvidas. Por meio de uma intervenção manual, e reinventando o exposto, algumas fotografias foram customizadas com bordados de linha, unindo e integrando os suportes expositivos.
O projeto de Andrey conta com o patrocínio da Lei Aldir Blanc, Fundação José Augusto, Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
Para acessar o Instragram do artista @andreylourenco
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022