Pinacoteca do Palácio será reaberta com mostra do acervo e show do Cordel do Fogo Encantado

Agenda Cultural

Exposição de abertura da Pinacoteca é cancelada. Show do Cordel permanece

"Paisagens: Diálogos Contemporâneos" é cancelada por problemas técnicos e falta de condições para montagem, segundo curadores

03 de dezembro de 2021

A exposição “Paisagens: diálogos contemporâneos”, coletiva escolhida para a reabertura da Pinacoteca do Palácio da Cultura foi cancelada nesta sexta-feira (3). Em nota oficial, a curadoria da mostra, assinada por Diego Souza, Sanzia Pinheiro e Sofia Bauchwitz, justificou a suspensão: “por razões técnicas e estruturais, a exposição se tornou inviável no prazo e nas condições apresentadas, tanto para a curadoria quanto para os artistas convidados”.

O propósito da curadoria, alinhado com a direção, foi o de pensar o acervo e promover um diálogo com a produção contemporânea. “Reafirmamos nosso comprometimento com os artistas e o seguimento das artes visuais, e tão logo a Pinacoteca disponha das condições adequadas para a realização de uma exposição, estaremos dispostos a realizar da melhor forma possível”, informaram. 

Nas redes sociais, entretanto, artistas criticam a pressa de reabrir o espaço sem a devida estrutura para a montagem da mostra. Também reclamam da falta de investimento para as artes visuais, já que a atração maior é a música. 

A exposição cancelada será substituída por uma coletânea do acervo da Pina, composto por cerca de 60 obras de artistas históricos como Newton Navarro, Maria do Santíssimo, Abraham Palatnik, Dorian Gray Caldas e Zaíra Caldas. Em nota, o Governo do Estado informou que a nova exposição prossegue aberta ao público, de terça a domingo no horário das 8h às 16h30. Sobre o cancelamento da mostra  “Diálogos Contemporâneos”, a assessoria da FJA comentou:  “Respeitamos a decisão de cancelamento da mostra, agradecemos o esforço e reafirmamos nosso diálogo sempre aberto com os artistas e fazedores de Cultura do RN”.

A reinauguração da Pinacoteca será realizada a partir das 10h de sábado (4), com a presença da governadora Fátima Bezerra, autoridades e convidados. Os shows que completariam a festa foram mantidos. A partir das 17h, em um  palco armado em frente ao prédio, nas proximidades da Praça 7 de Setembro, haverá um show com as bandas Skarimbó, Luísa e os Alquimistas e a Cordel do Fogo Encantado, que retorna às atividades nesta apresentação.

O prédio da Pinacoteca do Estado (antigo Palácio Potengi e sede do Governo), localizado no bairro da Cidade Alta, em Natal. O equipamento cultural, administrado pela Fundação José Augusto (FJA) que reúne a mais relevante produção potiguar de artes plásticas foi recuperado pelo Governo do RN com recursos de R$ 6,4 milhões através do Governo Cidadão e Secretaria Estadual de Turismo (Setur), via acordo de empréstimo com o Banco Mundial.