Obra explora temáticas que dialogam com a arte popular

Agenda Cultural

Exposição de Vicente Santeiro abre a programação de aniversário do Calígula Natal

A exposição aberta dia 5 de maio apresenta a nova fase do artista, mais conectado a personagens da cultura popular brasileira

04 de maio de 2022

O Restaurante e Espaço cultural Calígula promove no dia 5 de maio a exposição inédita “Perfil”, do artista natalense Vicente Santeiro. A programação carca o aniversário do primeiro ano no endereço do Aliança Mall, na rua Jundiaí, Tirol. A noite contará com show de Sueldo Soaress e coquetel vernissage começa às 19h.

A série “Perfil” apresenta um mergulho do artista Vicente Santeiro em novos temas e personagens da cultura brasileira, na qual busca um diálogo entre a arte Naif e a arte modernista, inserindo elementos contemporâneos. Vicente nasceu em Natal, no bairro do Alecrim. É autodidata e passou a infância e a adolescência fazendo desenhos experimentais. Aprimorou-se através do convívio com o desenhista e pintor Assis Marinho e iniciou-se como artista profissional aos 20 anos, obtendo prontamente o acolhimento pelo mercado local. 

O médico e crítico de arte Edrisi Fernandes escreveu um texto biográfico sobre o artista, pontuando sua trajetória, temas e técnicas. Segundo ele, Vicente tornou-se um assíduo analista das dicotomias e polaridades e de suas sublimações e superações. “De convicções nacionalistas e tropicalistas, se considera influenciado pela literatura de Jorge Amado, especialmente pela colorida ilustração das riquezas da cultura brasileira, mesmo nos rincões mais pobres”, comentou.

Até meados de 2019, sua obra percorria cenas da “marginalidade” urbana e suburbana, em técnica de giz de cera e óleo sobre tela. Recentemente ele adotou um novo nome artístico por razões mercadológicas e de identidade espiritual —  não como fazedor de santos, mas como devoto que compreende a arte como janela do Divino e para o Divino. 

Sua arte figurativa possui elementos míticos, arquetípicos e iniciáticos aparecem frequentemente, com uma “pegada” surrealista e mágica, num  bem-executado cubismo rico em complementaridades, simetrias, contrastes, numa profusão de cores alegres em celebração da alegria (muitas vezes com cenas circenses) ou com tons serenos propícios à reflexão.

O artista explica a escolha por experimentar novos temas figurativos que exaltam a brasilidade popular, na qual se define entre o documental e o lúdico: “Desde 2016 venho explorando com mais atenção elementos da cultura popular mais identificáveis com as raízes da nacionalidade em suas expressões folclóricas e etnológicas, num espécie de mosaico de brasilidades”, pontuou.

Vicente Santeiro já executou trabalhos em Recife, Salvador, Brasília e São Paulo, retornando a Natal, onde se fixou. Realizou várias exposições nos principais espaços de arte de Natal. Recebeu a indicação para representar o Rio Grande do Norte na exposição “Artistas Brasileiros 2010 – Novos Talentos”, no Senado Federal, com a obra “Marinha Natalense”, integrando o catálogo da mostra. 


SERVIÇO

Exposição “Perfil”, de Vicente Santeiro.

Dia 5 de maio, a partir das 19h. 

Aniversário do Calígula Natal. Rua Jundiaí, 438, Aliança Mall.