Peças fazem parte da coleção do médico e colecionador Edrisi Fernandes, que idealizou a mostra
É Típico!
“Cervos Alegres” reúne esculturas de veados do escultor Ivan do Maxixe, decoradas por vários artistas locais
25 de agosto de 2022
O filme "Bambi", da Walt Disney Productions - baseado no romance "Bambi, uma história de vida da floresta" (Bambi. Eine Lebensgeschichte aus dem Walde; 1922), do judeu húngaro "Felix Salten" (Siegmund Salzmann), foi lançado no Brasil em agosto de 1942 - há 80 anos. Há quem acredite que a designação de "veado" (ou mesmo "bambi") para indivíduos masculinos mais alegres e sensíveis que o comum das gentes (ou dos bichos) se deve ao fato do veadinho Bambi ter admirável positividade, apesar das vicissitudes da vida, e notável sensibilidade e delicadeza, não obstante ser o "príncipe da floresta" (seu pai é o cervo mais maduro e respeitado da região). O grupo do veado no "jogo do bicho" é o 24 (correspondendo aos números 93 a 96), e esse número no Brasil está associado aos mesmos traços de airosidade que o(s) bambi(s).
Diante desses fatos e curiosidades, o Bar do Pedrinho, tradicional ponto de congraçamento etílico-gastronômico-cultural na região do "Beco da Lama" e adjacências, apresenta a mostra "Cervos Alegres", com peças da coleção de arte do médico, filósofo e professor Edrisi Fernandes, produzidas em madeira de umburana pelo escultor "Ivan do Maxixe", com oficina no Riacho do Maxixe, na divisa entre os municípios de Campo Redondo e Currais Novos, e decoradas por "artistas e arteiros" de várias gerações potiguares ou potiguarizadas, como Fábio Eduardo (primeiro pintor convidado para o projeto), Gilson Nascimento, Francisco Eduardo, Carlos Sérgio Borges, Jotó, Fernando Gurgel, Valderedo (autor de desenhos também exibidos na ocasião da mostra), Assis Costa, Sofia Bauchwitz, Arthuri, Renato Monte e Luara, entre outros.
Produzidos e colecionados ao longo de cinco anos, alguns cervos da coleção passaram por ataque de cupins e tiveram de ser restaurados, enquanto três peças foram furtadas e tiveram de ser substituídas por outras dos mesmos artistas. Uma peça especialmente produzida para a mostra pelo promotor de justiça, colecionador e curador de artes Manoel Onofre Júnior exalta a artista Tarsila do Amaral; uma outra peça decorada pelo organizador da mostra, Edrisi, homenageia todos os bichos e gentes alegres do mundo.
As informações são do organizador da exposição, Edrisi Fernandes
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022