REferências do Poema-processo une artistas de gerações diferentes

É Típico!

Exposição “Uns” reúne trabalhos de Falves e J. Cândido

Exposição marca as comemorações do Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922

03 de dezembro de 2022

Começa neste sábado, às 9h30, na Galeria Engenho da Arte do Mercado de Petrópolis, a exposição "Uns", reunindo trabalhos dos concretistas Falves Silva e J. Cândido em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna. A exposição traz como recorte o Poema-Processo, movimento poético-visual de vanguarda surgido no final dos anos 60 em Natal e Rio de Janeiro, dentre os quais se destaca Falves Silva. 

Caracterizado pelo uso de elementos gráficos na poesia e pelo tom político da linguagem, o movimento vanguardista é tido como uma terceira fase modernista ao romper com estéticas vigentes.

Falves Silva é referência nas artes visuais do Rio Grande do Norte e sua obra ecoa pelo mundo. Ele se mantém ativo na produção de novas obras e seus trabalhos passaram a ser valorizados no Brasil e no exterior. Já Cândido é pernambucano e está radicado em Natal há 15 anos, onde possui um ateliê no Mercado de Petrópolis. Há mais de quatro anos os artistas se aproximaram através das bases do Poema Processo criando novas potencialidades gráficas.