Voz dos Oceanos: Família de navegadores conscientiza sobre os riscos do lixo nos oceanos

Agenda Cultural

Família Schurmann ancora no porto de Natal e promove práticas sustentáveis

Um dos motivos da expedição é conscientizar população sobre a poluição dos oceanos e necessidade por soluções

06 de janeiro de 2022

O ano começa com a chegada da Família Schurmann e tripulação do veleiro Kat em Natal com a Voz dos Oceanos, expedição mundial que conta com o apoio global do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Vindos de Fernando de Noronha, os velejadores ancoram a embarcação no Iate Clube do Natal, primeiro ponto da ampliação da rota brasileira em consequência da nova cepa da COVID-19, Ômicron.

Em Natal permanecerão por cerca de 10 dias para, então, navegar pelos Estados do Maranhão e Pará -- último ponto da expedição no Brasil. De lá, zarpa para a rota internacional, navegando por lugares como Caribe, costa atlântica dos Estados Unidos, arquipélago das Bermudas, México, canal do Panamá, Galápagos, Oceano Pacífico Sul, Polinésia e Nova Zelândia -- onde a expedição conclui sua missão passando por mais de 60 lugares nacionais e internacionais em dois anos. Voz dos Oceanos conta com o patrocínio de Corona, Natura Kaiak, Faber-Castell, Sabesp e RaiaDrogasil - que acaba de embarcar na expedição.

“Diante desse desafio, decidimos minimizar ainda mais os riscos e transformar esse momento em uma oportunidade de ampliar nosso roteiro nacional, valorizando ainda mais o Nordeste e incluindo o Norte em nossa jornada, que permanece no País por mais 50 dias. Ou seja, o desafio motivou uma adaptação que nos leva a contemplar praticamente toda a costa litorânea do Brasil e estamos muito felizes em começar 2022 trazendo nossa Voz dos Oceanos para o Rio Grande do Norte”, conta Vilfredo Schurmann.

A expedição que teve início em agosto de 2021 em Balneário Camboriú, Santa Catarina -- e agora chega em Natal -- passará por mais de 60 pontos no Brasil e no mundo, até desembarcar na Nova Zelândia em 2023. Na capital potiguar e região, Família Schurmann e tripulação Voz dos Oceanos conferem iniciativas locais e participam de atividades relacionadas à sua missão de conscientizar a população mundial a respeito do lixo plástico nos oceanos, buscando e dando visibilidade a soluções que estão sendo desenvolvidas, no país e no exterior, para combater este problema. “É muito triste saber que tantos animais morrem diariamente ao ingerirem plástico, incluindo tartarugas, baleias e aves marinhas. Afinal de contas, cerca de oito milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos todos os anos. E essa é uma questão que já afeta também a nossa saúde. Por meio da cadeia alimentar, também estamos consumindo micro e nano-plástico. Precisamos mudar de atitude o mais rápido possível”, aponta Heloisa Schurmann, que ao lado da Família é defensora da campanha Mares Limpos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Assumindo essa missão e vontade de deixar um legado para as próximas gerações, oceanos e planeta, Família Schurmann e tripulação levaram, em 2021, a Voz dos Oceanos para 12 destinos nacionais: Balneário Camboriú/SC, Santos/SP, Ilhabela/SP, Ubatuba/SP, Ilha Grande/RJ, Rio de Janeiro/RJ, Búzios/RJ, Vitória/ES, Abrolhos/BA, Salvador/BA, Recife/PE e Fernando de Noronha/PÉ.