A estrutura metálica do telhado foi reconstituída e reforçada

Agenda Cultural

Fechado há 5 anos, TAM segue em reforma. Obra atingiu 50% da execução

Teatro passa por reformas estruturais ao valor de R$ 9,6 milhões via empréstimo do Banco Mundial, através do Governo Cidadão

19 de julho de 2020

O Teatro Alberto Maranhão (TAM) completou, no último dia 16 de julho, cinco anos de portas fechadas. Mas somente há um ano a reforma entrou em ritmo mais acelerado. Mesmo no período em que o mundo convive com a pandemia do novo coronavírus, o processo não foi interrompido. O Governo do estado divulgou esta semana os dados sobre o andamento da reforma que já incluiu a colocação de plataformas, reforma do teto e começa a reestruturação dos jardins.

“O TAM está mais perto de ter suas portas reabertas ao público. As obras de restauro e recuperação seguem em ritmo acelerado e já atingiram quase 50% de execução. A previsão é que até o final do ano o processo seja concluído”. O investimento do Governo do Estado é de R$ 9,6 milhões em obras e equipamentos, com recursos do Banco Mundial.

Em termos de investimento, acompanhamento e intervenção, esta é uma das maiores reformas já feitas. O restauro tem projeto Governo Cidadão e Secretaria de Turismo  e conta com a fiscalização do Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan). A obra está sendo executada pela construtora Ramalho Moreira, a mesma empresa que restaurou a Rampa e a Cidade da Criança.

Primeiro andar é onde estão localizados os camarotes e o salão nobre. Foto: SECOM

A intervenção abrange desde a renovação das estruturas elétricas, hidráulicas e de acessibilidade do espaço, até a climatização e paisagismo, reestruturação do palco e camarins, passando ainda por ações de combate a incêndio e implementação de sistema de esgoto.

A meta, segundo a comissão que fiscaliza a obra, é devolver ao teatro suas características históricas e arquitetônicas originais. Já foram recuperados os adornos e paredes, com direcionamento, inclusive, do traço de argamassa que deve ser utilizado pela construtora .

Para se adaptar ao cenário de pandemia do novo coronavírus, a empresa firmou um termo de compromisso com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (Seplan) e do Governo Cidadão, assumindo a responsabilidade de adotar todas as medidas suficientes à manutenção da integridade da saúde dos seus colaboradores e de terceiros que possam ser envolvidos e atingidos pelas obras, de modo a não atrasar o cronograma da restauração.

Detalhes da obra

De acordo com o projeto que vem sendo executado, o jardim do TAM voltará a ter suas características originais com os canteiros de plantas e bancos. As poltronas e cadeiras dos camarotes e frisas também foram totalmente recuperadas. As janelas e esquadrias do Teatro foram restauradas de maneira criteriosa e artesanal, com a raspagem mecânica manual das antigas demãos de tinta e recuperação das partes danificadas para receber a nova pintura.

Plataformas elevatórias estão sendo instaladas

A estrutura metálica do telhado foi reconstituída e reforçada para instalação de telhas termoacústicas sobre a plateia e caixa cênica, garantindo maior isolamento térmico e acústico para o edifício. O sistema de climatização do palco e plateia voltará a ser central, o que garantirá melhor refrigeração e menor quantidade de ruídos durante os espetáculos.

 Já estão instaladas três plataformas elevatórias para o acesso de portadores de limitações de mobilidade e dos idosos: uma para os camarotes, outra para o palco e a terceira para sala da orquestra. A obra contemplou ainda a construção de novos banheiros e camarins com bancadas e divisórias em execução. Também já foram executados serviços em pisos e revestimentos de porcelanato em áreas molhadas dos camarins.