Obra de Airton Bruno, Halo no ímpio, 2019, técnica mista sobre algodão cru

Agenda Cultural

Feira de arte contemporânea está no ar até 31 de dezembro

Com curadoria de Sofia Bauchwitz, DUNA acontece entre os dias 17 e 31 de dezembro. A mostra tem recursos da Lei Aldir Blanc-Funcarte

16 de dezembro de 2020

Ramon Ribeiro | Especial para o Típico Local

Natal ganha neste final de ano uma feira de arte contemporânea. Trata-se da DUNA, que reúne trabalhos de 13 artistas com atuação no Rio Grande do Norte. A edição de estreia acontece de modo virtual, entre os dias 17 e 31 de dezembro. O site com a exposição das obras entra no ar no primeiro dia do evento https://www.dunafeiradearte.com/. O projeto foi aprovado pela Lei Aldir Blanc-Funcarte, e mesmo sem ter havido repasse ainda, será realizado para não perder a janela de compras de dezembro.

A iniciativa é de Sofia Porto Bauchwitz, artista visual e pesquisadora de arte contemporânea. A curadoria é dela, com assessoria da também pesquisadora Sanzia Pinheiro. Dentre os artistas participantes estão nomes conhecidos e outros que começam a despontar agora.

De acordo com Sofia, a proposta da DUNA é introduzir um mercado de arte contemporânea que ensaia preços mais justos. “São obras que em outras cidades do país estariam participando de um especulação financeira forte, com valores muito superiores, mas aqui em Natal optamos por mostrar preços mais acessíveis. Por isso colocamos um valor máximo de R$ 2.500,00 para as obras”, explica a curadora. Os artistas ficam com 80% das vendas.

Max Pereira, Alecrim Encruzilhada, Fotografa digital, Impressão fineart.

“A ideia é, além de divulgar e atualizar os nomes dos artistas, incentivar o surgimento de um outro tipo de comercialização e fruição da arte no Rio Grande do Norte, é incentivar o surgimento de um movimento de colecionismo e de crítica de arte contemporânea”.

A feira está organizada com obras que vão além do caráter decorativo e, nesta primeira edição, tem como eixo temático a proposição “O lugar era aqui”. Segundo o texto de apresentação, a seleção gira em torno do “espaço pretérito”, do “lugar de memória”, da “reafirmação de identidades, territorialidades e temporalidades”.

Podem ser encontrados trabalhos de fotografia documental, foto-performance, bordado-objeto, pintura, aquarela, desenho e colagem. Participam da feira os artistas Aírton Bruno, Anchieta Rolim, EdizitaSigoViva, Franco Fonseca, Henrique Bezerra, João Oliveira, Laíza Ferreira, Lara Ovídio, Luiz Elson, Mariana do Vale, Mario Rasec, Max Pereira e Verônica Eulália.