Fernanda Pessoa prepara EP produzido por Gustavo Arruda, do Plutão
Agenda Cultural
Cantora vai ao encontro do legado do artista cearense num diálogo sobre sonhos e ideais de juventude
13 de outubro de 2021
Quem nunca se viu tendo que adiar seus sonhos por conta de trabalho, dinheiro ou para agradar outras pessoas? Esse é o questionamento que a cantora e compositora Fernanda Pessoa faz em seu single de estreia, “Agora te entendo Belchior?”. A faixa, que já está disponível nas principais plataformas de streaming, une o groove do indie pop com a poesia da MPB em diálogo direto com a obra do compositor cearense, autor de “Como Nossos Pais”, “A Palo Seco”, entre outros sucessos.
"A letra fala sobre o quanto a gente tolhe os nossos sonhos em prol do mercado de trabalho e do capitalismo, que obriga a gente a se colocar em última instância em relação a todo o resto. E o Belchior era o tipo de artista que instiga a gente a lutar pelos nossos sonhos em suas composições. Essa música é uma reflexão minha sobre esses sentimentos, e sobre como a arte pode nos ajudar a resistir", revela Fernanda, que também cita Tim Maia, Maria Gadú, Amy Winehouse e Interpol como referências.
Fernanda explica que a ideia da letra surgiu “do nada”, durante uma madrugada em claro. Diferente de outras composições suas, o texto já veio acompanhado da melodia, e por isso acabou conquistando um lugar especial para a compositora. Não à toa, a faixa foi escolhida por ela para ser seu primeiro registro oficial em estúdio.
"Agora te entendo, Belchior?" é a primeira amostra do EP de estreia da artista, com lançamento previsto para 2022. Gustavo Arruda (Plutão Já Foi Planeta) e Rodrigo Cunha assinam a produção. A distribuição é da Agulha Produções.
Natural de Belém (PA), Fernanda Pessoa é cantora e compositora. Suas primeiras experiências musicais foram na igreja, participando de corais de jovens. Mais tarde, começou a escrever poesia e, inspirada por artistas da MPB, da Bossa Nova e do Pop Rock, passou a musicar seus poemas e criar suas primeiras composições. Em 2019, estreou no palco do teatro Waldemar Henrique, em Belém, com o show "Ensaio sobre um delírio". No espetáculo, batizado com o nome de um de seus poemas, a jovem cantora apresentou canções de próprio punho e interpretações originais para composições de artistas como Maria Gadú, Chico Buarque, Vanessa da Mata, entre outros. Para 2022, prepara o lançamento do seu primeiro EP, com cinco canções autorais.
Ouça o single aqui: https://tratore.ffm.to/agorateentendobelchior
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022