Primeira edição aconteceu em 2019. Agora o festival terá formato virtual

Agenda Cultural

Afronte, Festival de cinema LGBTQIAP+,  abre inscrições para filmes e oficinas

O festival  destaca o trabalho de cineastas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, queer, intersexuais, assexuados e pansexuais

05 de abril de 2021

O Rio Grande do Norte está entre os estados brasileiros mais violentos para a população LGBTQ+. Em 2018, um mapeamento feito no estado pela ativista Rebecka de França (Atransparência-RN) apontou um cenário de violência moral, física e de exclusão relacionado a este grupo. Para contribuir com a mudança desses dados nasceu o “Afronte – Festival de Cinema LGBTQIAP+’s” , que busca valorizar o trabalho de cineastas e a participação de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, queer, intersexuais, assexuados e pansexuais no audiovisual potiguar. A segunda edição acontece de 05 a 09 de maio, em formato virtual e as inscrições para filmes estão abertas até o dia 16 de abril, através do formulário de inscrição que consta no site . A lista de selecionados será divulgada no dia 26 de abril.

A programação, segundo os produtores, conta com uma curadoria que buscou representar todas as letras da sigla, seja na produção ou no conteúdo exibido. O festival será competitivo , com júri popular feito através de votação pelo site, haverá também o júri técnico, que premiará diferentes categorias por mostras. 

Oficinas

A programação também contará com oficinas: Ficção Como Arma de Guerra, com Anti Ribeiro – que se dedica a estudar e elaborar torções de mundo (im)possíveis a partir da imaginação; Automaquiagem Drag, com Judson Andrade - a ideia da oficina é conhecer as possibilidades e potências da arte drag, praticar a pintura facial e desenvolver o corpo como tela através da maquiagem criativa, usando materiais que temos no nosso cotidiano; e Gênero e Representatividade LGBTQIAP+ no Audiovisual, com Germana Belo - a proposta da oficina é discutir a representatividade LGBTQIAP+ na indústria e narrativas audiovisuais, e debater como a intersecção de gênero e orientação sexual impõe problemáticas específicas que refletem na maneira como mulheres desse grupo vêm sendo representadas nas produções de cinema e TV. As oficinas estão com inscrições abertas até o dia 17 de abril.

O Afronte tem patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, através da Lei Aldir Blanc.

SERVIÇO: 

II AFRONTE – Festival de Cinema LGBTQIAP+

05 a 09 de maio de 2021

Inscrições para filmes: 26 de março a 16 de abril de 2021

https://forms.gle/BcjoBaJRXLJjkPPB9

OFICINAS: 

Inscrições até 17 de abril de 2021

- Ficção Como Arma de Guerra - Anti Ribeiro – 06 de maio de 2021

Inscrições:  https://forms.gle/c1vuJBtcftwEzRnT7

- Automaquiagem Drag - Judson Andrade – 05 e 06 de maio de 2021

Inscrições: https://forms.gle/ZTrgjUKySjPkbiBr6

- Gênero e Representatividade LGBTQIAP+ no Audiovisual - Germana Belo – 07 e 08 de maio de 2021

Inscrições: https://forms.gle/rpBHq5JpJEaiqxKv6