Maíra Endo, mediadora cultural paulistana e idealizadora do Cortex, dará palestra dia 6

Agenda Cultural

Festival Bólide1050 oferece palestras com artistas nacionais

As inscrições para oficinas estão fechadas, mas público interessado em artes visuais poderá acompanhar palestras pelo Youtube

31 de janeiro de 2021

Começou e segue até dia 6 de fevereiro o Festival Bólide1050, série de palestras e oficinas com artistas locais e  nacionais sobre o panorama das artes visuais e perspectivas para o futuro. Quem quiser se inscrever ou acompanhar basta acessa as plataformas digitais do Youtube Bolide1050 e Zoom.

“A programação do festival é um convite para que estudantes, artistas, professores e a comunidade de forma geral, se aproximem da arte contemporânea e ampliem conhecimento sobre as diferentes práticas possíveis nesse campo”, comentam as coordenadoras do evento Sofia Bauchwitz e Sanzia Pinheiro.

A palestra de estreia contou com a participação de Bitu Cassundé, curador e pesquisador cearense com ampla atuação no cenário nacional, responsável pela direção do Museu de Arte Contemporânea do Ceará e o Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes.

Durante a semana serão oferecidas cinco oficinas, que já estão com as inscrições encerradas, ministradas por artistas emergentes e consolidados no panorama nacional e internacional como: Sheyla Ayo, Mariana do Vale, Vitorino Brasileiro, Jota Mombaça e Fábio Tremonte.

No encerramento, dia 06 de fevereiro, às 19h, o festival terá a palestra aberta de Maíra Endo, mediadora cultural paulistana e idealizadora do Cortex - Estudos sobre a Autorganização e do Hipocampo.art, um espaço de arte independente, multidisciplinar e digital, criado em 2016. O tema será “Futuros ainda Possíveis”, uma apresentação da trajetória de 17 anos dela na cena de arte independente (ou auto-organizada), assim como sua percepção da emergência de um circuito ao longo deste período, além da projeção da visão de um futuro ainda possível a partir da auto-organização e da experiência com seus projetos atuais.

As palestras serão transmitidas pelo canal do Youtube do Bólide 1050 e serão abertas ao público.

A Bolide 1050 também está engajada em outras ações, como parte do selo Temporada de Festivais do RN idealizado entre o Bólide 1050, Duas Estúdio de Fotografia e Margem Hub de Fotografia.

O objetivo do selo é organizar os festivais de arte contemporânea contemplados com recursos da Lei Aldir Blanc RN de maneira cronológica e, assim, potencializar o alcance dos eventos no estado.

 

Serviço:

Festival Bólide1050

Até 06 de fevereiro

Transmissão - Youtube Bolide1050 e Zoom