Centro Cultural Adjuto Dias foi palco do festival ano passado. Foto cedida

Agenda Cultural

Festival Curta Caicó será virtual de 8 a 16 de agosto

Além dos filmes acessíveis pelo site, festival vai oferecer oficinas de produção de cinema, roteiro, documentário

12 de julho de 2020

Entre cancelar ou abraçar o meio virtual, o festival Curta Caicó escolheu a segunda opção e vai realizar as atividades da terceira edição de 8 a 16 de agosto. Os filmes selecionados para as mostras competitivas e paralelas estarão disponíveis no site www.curtacaico.com.br, durante o festival.

Para atrair audiência, o festival vai oferecer várias atividades formativas. Oficinas de produção de cinema, roteiro, documentário e elaboração de projetos culturais. Também serão realizados workshops, ‘webinários’, debates, homenagens e premiações. A programação será divulgada ao longo dos meses nas redes do @curtacaico. O festival é viabilizado através do Edital de Economia Criativa do Sebrae/RN. Para o Sebrae, a produção audiovisual tem crescido na região Seridó, o que motiva a escolha do projeto pela curadoria do edital. Se inscreveram nesta edição 662 produções, segundo informou a assessoria do festival.

Uma das principais cidades do Seridó, Caicó já foi um lugar com várias salas de cinema, Cine Rio Branco, Cine Pax, Cine São Francisco e Alvorada. Hoje sem nenhuma, para ver um filme na grande tela o caicoense precisa se deslocar mais de 100 KM, até o município de Patos (PB).  Uma alternativa são as exibições do Curta Caicó no Centro Cultural Adjuto Dias.

O diretor do festival Raildon Lucena afirma que o Curta Caicó é um sonho realizado. “É uma semente que plantamos e estamos vendo germinando”.

Além do edital de Economia Criativa do Sebrae, o evento conta com apoio da Rende Gás, Implarn, Replac e Sesc (RN), além dos seguintes apoios culturais: Místika, Elo Company, Centro Técnico do Audiovisual, Associação de Críticos de Cinema do RN, Cardume, UERN e IFRN.