Francisco de Assis fundou o Bar do Chico em 1976. Ele será o homenageado do Festival da Meladinha

É Típico!

Festival da Meladinha abraça todos os ritmos

Evento acontece de quarta (14) a Sábado (17) em vários locais do Centro Histórico. A homenagem deste ano será o Bar do Chico

14 de dezembro de 2022

Redação TL

Meladinha é uma batida feita a base de mel, cachaça e limão, muito consumida pelos frequentadores do Centro Histórico de Natal. Quem primeiro serviu essa alquimia etílica foi um comerciante turco chamado Nazi, que montou um bar no Beco da Lama em 1968. Seu Nazi já não habita mais aquele universo, mas a receita da meladinha continua fazendo sucesso e a alegria dos bebedores. É tão popular que hoje é vendida em garrafinhas geladas. Para homenagear as casas antigas do Beco nasceu, em 2017, o Festival da Meladinha, evento que reúne música, bebida e homenagens aos lendários donos de bar. Este ano o Festival da Meladinha terá uma variedade de atrações musicais e a homenagem ao Chico do Bar, que desde 1976 mantém o mais antigo bar no Beco da Lama. 

O Festival começa nesta quarta-feira (14)  às 19h no tradicional Bar da Meladinha e terá na abertura show da cantora Simona Talma e do DJ Pajux. Encerramento é sábado, dia 17. A Prefeitura de Natal  patrocina o projeto através da Funcarte e do Natal em Natal.  

Uma novidade desta edição é agragar aos shows a 1ª mostra de Comidinhas de Botecos. Para a edição de 2022 o Festival traz como tema ’É o Cardápio Todo', um convite para que o público conheça opções gastronômicas e etílicas dos bares, botecos e restaurantes do Beco da Lama e adjacências. 

“O Beco da Lama e adjacências se firmam cada vez mais como marco da resistência cultural, gastronômica e artística do Centro da Cidade. Afinal todo mundo adora uma comidinha de boteco”, comentou o produtor Marcelo Veni.

A programação foi pensada, segundo ele, para ocupar os espaços dos próprios estabelecimentos com uma variedade de estilos musicais, desde shows de samba, rock, pop, reggae, repetente, música instrumental, rap, piseiro, música eletrônica. Também haverá o CarnaChico, carnaval especial para o dono do Bar homenageado com a orquestra de Frevo do Papão.

"Um momento esperado é o que lembra a passagem de Pixinguinha no Beco da Lama, um saxofonista passeia pelo beco tocando composições do famoso compositor de Carinhoso, que diz que a lenda esteve no bar de Nazi no ano de 1969", contou o produtor. Durante as apresentações haverá degustação de Meladinhas. 

 

Programação do Festival da Meladinha 2022

Abertura: Quarta – 14/12   

BAR DA MELADINHA 

19h Pajux 

20h Simona Talma 

 

Quinta  15/12

BAR DA MELADINHA

20h DJ La Promo  

21h30 Ale Du Black  

22h Pajux 

23h30 DJ Roupas Preta (AL) 

 

PENELOPE BEBIDAS E ARTES 

21h Baile do DJ Lord  

 

Sexta 16/12

ESPAÇO CULTURAL RUY PEREIRA (BAR DO ZÉ REEIRA))

4º Concurso de Música da Cidade do Natal  

19h Abertura: Ju Santos

19h30 Apresentação das 12 Finalistas do Concurso

21h30 Show  Skarimbó


 

BARDALLOS COMIDA & ARTE

19h Walter Nazário convida Cazasuja 

21h Rodolfo Amaral  

 

BAR DA MELADINHA

20h Set Beco do Reggae (DJ Magrone)

21h Gabriel Ciríaco 

23h DJ Magrone