Margem Foto Hub realiza edição online do Maré Foto Festival até o dia 23 (Divulgação)

Agenda Cultural

Festival de fotografia em Natal destaca trabalhos de artistas emergentes

Maré Foto Festival estreia em formato online e vai até 23 de março, reunindo nomes de várias partes do país

19 de março de 2021

A pandemia não afastou a fotografia das pessoas, pelo contrário. A vontade de mostrar o mundo lá fora está mais do que latente. A Margem Hub de Fotografia põe o tema na telinha com a estreia do Maré Foto Festival, em formato online que começa nesta sexta-feira (19) até 23 de março, reunindo nomes de várias partes do país. A programação conta com exposições, mostras, oficinas, orientações de portfólio, maratonas de edição, além de encontros com coletivos de fotografia, tudo gratuitamente. A programação começa sempre às 19h30, com a transmissão pelo canal do festival no Youtube   

A mesa de abertura abordará “O que foi, o que é, o que será? A fotografia em nossos olhares”, entre as convidadas estão as fotógrafas Isis Medeiros, Amanda Oliveira, Marcela Bonfim e Maíra Gamarra. A programação completa pode ser acessada AQUI   

O Maré Foto Festival propõe o tema "Amanhã vai ser outro dia: o futuro em nossos olhares" para nortear sua programação. Foi pensado também para dar protagonismo para fotógrafos emergentes que estejam em espaços periféricos, incentivando a cadeia produtiva de fotografia a ampliar a formação de público e de novos realizadores para fora dos circuitos de elite. “Uma coisa que buscamos em nossos projetos é potencializar trabalhos de artistas jovens, periféricos e invisibilizados pelas grandes estruturas do mundo da arte”, explica João Oliveira, do Margem Hub de Fotografia, que organiza o Maré Foto Festival.

Foto de índio Yanomami, Roraima 1991 - Feita por Milton Guran que ministra oficina no Maré Foto Festival

 

Segundo os realizadores, o formato presencial ganhará corpo após a pandemia: “A ideia é levar toda a programação para praias do litoral nordestino, dando voz e vez para artistas que têm dificuldades de acessar espaços de formação em fotografia”.

A oficina Fotografia e Transformação Social traz um olhar sobre a fotografia documental, analisando trabalhos que tem foco na fotografia humanitária e de impacto social. O espaço será ministrado por Milton Guran, antropólogo e fotógrafo brasileiro com reconhecido trabalho de pesquisa sobre a questão indígena brasileira.

Uma outra oficina do Maré quer lançar um olhar para a fotografia latino-americana contemporânea.  Os participantes da oficina “Quem quer ser latino-americanx?” são convidados a desconstruir estereótipos e ampliar uma compreensão contra-hegemônica e decolonial da produção fotográfica da região, debatendo questões urgentes para os realizadores e ampliando os repertórios dos participantes sobre a produção fotográfica latino-americana. A oficina será ministrada Maíra Gamarra, curadora do Mira Latina, laboratório de acompanhamento de projetos, onde desenvolve mentorias, pesquisas e intercâmbios com fotógrafas e fotógrafos da América Latina.

O festival ainda conta com uma maratona de edição coletiva, que acontece nos dias 20  e 21 de março. Durante seis horas, os participantes editarão 5 projetos pré-selecionados. A oficina é voltada para quem se interessa em saber mais sobre a criação e a dinâmica de edição coletiva, onde todos os participantes podem oferecer comentários e sugestões sobre os trabalhos selecionados. A maratona será ministrada pelo LOMBADA, grupo voltado à criação e edição de trabalhos que dialogam com o universo da imagem. As inscrições seguem abertas e podem ser feitas no link https://www.marefotofestival.com/convocatoria-maratona-de-edição

O Maré Foto Festival é uma realização do Margem Hub de Fotografia, com apoio da Escola Livre da Imagem, Lombada, Mira Latina, Revista Maniva e Rede de Produtores Culturais de Fotografia do Brasil, e com recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.