A alemã Christa Päffgen, cujo pseudônimo era Nico, fez sucesso nos anos 60

Agenda Cultural

Filmes do Festival de Veneza chegam ao Canal Brasil

Filmes brasileiros e estrangeiros que se destacaram na mostra vão estar na programação. Primeira semana traz Boi Neon, Nico e Deslembro

28 de agosto de 2020

A edição 2020 do Festival de Veneza terá uma programação especial no Canal Brasil a partir desta sexta-feira, 28, com exibição de filmes até 13 de setembro, de sexta à domingo na sessão das 23h15.

Filmes brasileiros e estrangeiros que se destacaram na mostra vão estar na programação. O filme de abertura é Boi Neon (2016), de Gabriel Mascaro, com Juliano Cazarré. No sábado, vai ao ar Deslembro (2019), de Flávia Castro, com Jeanne Boudier.

No domingo, o filme inédito é Nico, 1988 (2018), de Susanna Nicchiarelli, que dramatiza os últimos anos de vida de Christa Päffgen (vivida por Trine Dyrhol), cantora e compositora de grande sucesso nos anos de 1960 ao lado da banda Velvet Underground. 

 

No dia 4, será exibido O Céu de Suely (2006), de Karim Aïnouz, com Hermila Guedes; no dia 5, Cleópatra (2008), de Júlio Bressane, com Alessandra Negrini; no dia 6, O Insulto (2018), de Ziad Doueiri, com Adel Karam.

Na segunda semana serão Domingo, de Fellipe Barbosa e Clara Linhart, na sexta, dia 11; Mate-me Por Favor, de Anita Rocha da Silveira, no sábado, dia 12; e Não Estou Lá, de Todd Haynes, no domingo, dia 13.

Filmes da primeira semana

Boi Neon (2016)(100’)

Sexta, 28, às 23h15

Direção: Gabriel Mascaro | Classificação: 16 anos

Iremar (Juliano Cazarré) é um vaqueiro de curral que viaja pelo Nordeste, ao lado de Galega (Maeve Jinkings) e a pequena Geise (Samya de Lavor). Por onde passa Iremar recolhe revistas, panos e restos de manequins, já que seu grande sonho é largar tudo para iniciar uma carreira como estilista no Pólo de Confecções do Agreste.

Deslembro (2019)(96’) | Sábado, 29, às 23h15.

Direção: Flávia Castro | Classificação: 14 anos

Sinopse: O Rio de Janeiro não é nada familiar para Joana (Jeanne Boudier), adolescente que teve o pai refém como prisioneiro político durante os anos de ditadura no Brasil. Ela passou quase toda a sua vida em Paris, cidade onde o resto de sua família se exilou. Tendo sido decretada a Lei da Anistia, a menina agora está, a contragosto, de volta a sua cidade natal. As memórias amargas de tempos difíceis vêm à tona, causando um forte desconforto.

Nico, 1988 (2018)(91’) | Domingo, 30, às 23h10

inédito | Direção: Susanna Nicchiarelli

Classificação: 16 anos

Vencedor da Mostra Horizontes no Festival de Veneza, o filme da cineasta italiana Susanna Nicchiarelli dramatiza os últimos anos da vida de Christa Päffgen (vivida por Trine Dyrhol), cantora e compositora de grande sucesso nos anos de 1960 ao lado da banda Velvet Underground. Duas décadas após o auge, a complicada e plural artista tentar retomar a carreira solo e projetar seu futuro, mas se depara novamente com problemas do passado, como o vício em drogas, a depressão nunca completamente curada e o péssimo relacionamento com o filho, Ari (Sandor Funtek), cuja paternidade nunca foi reconhecida pelo ator francês Alain Delon. Dividido em três capítulos, nomeados a partir dos últimos anos da vida da protagonista, a obra mostra os derradeiros momentos de uma mulher obstinada a voltar ao topo.