Violonista Marco Pereira é o convidado da Filarmônica da UFRN
Agenda Cultural
Dentro da programação acontecerá a 1ª edição do Encontro de Música de Câmera com Violão onde será apresentado recitais com vários grupos
16 de agosto de 2022
Começa nesta quarta-feira (17) o 7º Festival Internacional de Violão de Natal, realizado pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN). Com atividades acontecendo até sábado, 20, o evento vai reunir violonistas, concertistas e pesquisadores para proporcionar troca cultural aos alunos e ao público em geral. Serão promovidos concertos, masterclasses, cursos e palestras.
Dentro da programação do VII FIVN acontecerá a 1ª edição do Encontro de Música de Câmera com Violão onde será apresentado um recital com diversos grupos da UFRN e de outros estados que contemplem o violão em sua formação. O evento tem patrocínio da Prefeitura de Natal.
Na quarta-feira, dia 17, às 19h, ocorre o concerto de abertura da filarmônica da UFRN com a participação de Marco Pereira. Esse evento requer a antecipação dos ingressos, que serão disponibilizados gratuitamente no Sympla, podendo ser retirados até o dia do concerto, enquanto estiverem disponíveis.
A partir da quinta-feira, 18, o cronograma vai incluir masterclasses individuais e em grupo. O evento também vai promover iniciação ao violão erudito e ao violão popular, cada uma delas tendo duração das 8h às 11h30 e das 14h às 17h. Às 18h haverá uma apresentação artística com palestra e recital de alaúde.
Na sequência do evento, sexta-feira, dia 19, às 9h, a palestra Três Tocatas Armoriais para Violão de Danilo Guanais: Recursos técnicos e processos de memorização musical no contexto da Teoria da Aprendizagem Significativa terá como mediador o professor Eugênio Lima de Souza, da EMUFRN. Às 10h, haverá, dentro festival, a fase final do 3° Concurso Internacional de Violão, que deve continuar até as 14h, com anúncio dos três primeiros colocados às 17h, juntamente com a premiação.
O concurso Amaro Siqueira é uma homenagem ao potiguar de Areia Branca, que deixou uma considerável obra escrita para violão. Ele foi o primeiro professor da EMUFRN e foi sucedido pelo seu filho, o professor Fidja Siqueira, hoje aposentado. Eugênio Lima de Souza conta que foi aluno de Amaro Siqueira de Carvalho (1908 – 1970). “O concurso é uma maneira de divulgar sua obra e também de incentivar jovens estudantes de todo o Brasil e do mundo a conhecer e estudar a contribuição de Amaro”, explica.
Ainda na sexta-feira, às 18h, ocorrerá um recital de música de câmera. Das 9 às 12h, haverá ensaios, às 16h ocorre o recital dos alunos e, às 18h, haverá o concerto de encerramento. Mais informações sobre o cronograma podem ser consultadas no site do evento.
O Festival Internacional de Violão surgiu a partir de um evento da UFRN, em 1998, sendo o primeiro festival internacional de música em Natal. Foram trazidos artistas e professores de diversas áreas da música – instrumento, canto e teoria da música – e aconteceram muitos concertos, montagem de ópera, lançamentos de livros, pesquisa, entre outras atividades.
A novidade do evento de 2022 é que, nele, será apresentado o primeiro Encontro de Música de Câmara com Violão, momento que proporcionará apresentação de vários grupos da UFRN e de outras instituições, além de aulas específicas. “Teremos a participação de duos, trios e quartetos de violão e também em formação com outros instrumentos de cordas, sopros e canto. É uma forma de incentivar o desenvolvimento dos alunos. Assim, fazemos a integração entre ensino, pesquisa e extensão, que são três pilares da Universidade”, comenta Eugênio Lima de Souza, coordenador do Festival.
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022