Festival contará com palestras, exibição de curtas e lançamentos literários

Agenda Cultural

Festival Literário de Nísia Floresta começa nesta quinta (9)

Programação conta com lançamento de obras importantes, como o livro de Nísia Floresta ‘Direito das Mulheres e Injustiça dos Homens', de 1832

08 de junho de 2022

Uma homenagem a escritora e primeira feminista da América Latina, Nísica Floresta, marca a terceira edição do Festival Literário realizado nos dias 09 e 10 de junho, no museu que leva o nome da escritora e no corredor cultural que será montado no centro da cidade homônima.

Durante a programação vão acontecer exposições, mostras interativas, exibição de filmes baseados em obras literárias, contação de histórias, palestras e rodas de conversa com escritores locais e nacionais. Um dos nomes confirmados para o festival deste ano é da escritora Constância Lima Duarte, que é referência nos estudos sobre a vida e a obra de Nísia Floresta. Durante a programação, ela vai participar do lançamento de dois livros. Um deles é da própria Nísia Floresta, que foi reeditado pelo museu que leva o nome da feminista. ‘Direito das Mulheres e Injustiça dos Homens’ foi escrito por Nísia em 1832 e nessa reedição Constância participa da pesquisa, prefácio e das notas bibliográficas.

O festival abre espaço para o lançamento de livros e realiza uma feira onde o visitante poderá adquirir as mais diversas obras. “Os espaços onde o festival acontece vão trazer momentos para estimular o consumo de obras literárias, o debate crítico e a ampliação do gosto e o hábito da leitura” – comenta Talita Barbosa, coordenadora do Museu Nísia Floresta.

O evento também contará com apresentações de grupos culturais como o boi-de-reis, carimbó, coco de roda, a Orquestra Sanfônica do Museu do Vaqueiro, entre outros. Esse conjunto de atividades, a mobilização social e todas as linguagens que ele vai trabalhar torna-se de grande importância para a valorização da diversidade literária e cultural brasileira.

Segundo Raimundo Melo, que é coordenador do Festival Literário de Nísia Floresta, o evento se consolidou nos últimos anos como a maior atividade cultural e educativa do município e também é uma referência para o Rio Grande do Norte. “O objetivo ao longo dos anos tem sido o de estimular a difusão da produção literária brasileira e potiguar, realizar intercâmbio entre escritores, estudiosos, professores, alunos e o público em geral”, disse ele.

 

O Festival Literário de Nísia Floresta é uma iniciativa do Museu Nísia Floresta, do Centro de Documentação e Comunicação Popular e da Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultural – RPTV. O evento conta ainda com a parceria da Secretaria Estadual de Educação e Cultura do RN, da Fundação José Augusto, Rede de Pontos de Memória e Museus Comunitários do RN, Pontão de Cultura e Comunicação e da Prefeitura de Nísia Floresta através das Secretaria Municipais de Cultura e Turismo e da Educação.

 

Serviço

Evento: Festival Literário de Nísia Floresta

Onde: Museu Nísia Floresta

Quando: 09 e 10 de junho de 2022