Maestro Eugénio Graça vai ministrar oficina de regência

Agenda Cultural

Festival Maestro Felinto Lúcio será virtual em setembro

Festival é realizado há 11 anos na cidade de Santa Cruz. Será a primeira edição em formato online. Inscrições para as oficinas estão abertas

05 de setembro de 2020

Município com tradição em bandas de música, Santa Cruz se prepara para realizar a 11ª edição do Festival Maestro Felinto Lúcio Dantas, que pela primeira vez será em formato virtual. O festival acontece de 14 a 20 de setembro pela internet, com oficinas formativas e uma compilação dos melhores momentos da edição em 2019, realizada no Teatro Municipal Candinha Bezerra. O evento é uma realização da Associação Musical de Santa Cruz (ASSOMUSC) , em parceria com a prefeitura de Santa Cruz, Fecomércio, Sesc e Sindivarejo.

Desde sexta-feira estão abertas as inscrições para as atividades formativas. Elas podem ser feitas no endereço virtual AQUI  

O maestro Eugénio Graça, titular da Sesi Big Band, é um dos professores convidados para ministrar oficina sobre regência. Também integram as atividades formativas os mestres Heleno Feitosa, o Costinha (saxofone), Ivo Shin (flauta), Jotapê (clarinete), Ramilson Farias (trompete), Dayanderson Dantas (trompa), Germanna Cunha (flauta), Gilmar Silva (tuba e eufônio) e Gilvanio da Silva  (trombone). Além de mesas-redondas com temas como "As bandas de música no contexto social e na formação cidadã", "O protagonismo das mulheres nas bandas de música", "Educação musical, uma realidade virtual ?".

Também será apresentado um Tributo aos 10 anos do Festival, com imagens dos melhores momentos. No ano passado, o Festival Maestro Felinto Lúcio Dantas homenageou o compositor potiguar Tico da Costa (in memorian) e contou com a participação de oito grupos de diferentes cidades do Estado.

PATRONO

O maestro que dá nome ao festival, Felinto Lúcio Dantas (1898-1986) nasceu em Carnaúba dos Dantas, Seridó potiguar. Começou a estudar música em 1915, aos 17 anos. Compôs valsas, mazurcas, dobrados e peças sacras. Uma parte do seu repertório está registrada em partituras que se encontram em mãos da família, em arquivo pessoal. Em 1978, o Centro Cultural Mobral gravou em um LP duplo, algumas de suas obras, contando com a participação do maestro Radamés Gnattali. Em 1982 gravou depoimento para o programa "Memória viva", da TV Universitária. Em 1983, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Ufrn) gravou outras de suas composições em um LP editado naquele ano. Em 1997 teve a música sacra "A quinta novena", executada em missa na Catedral do Rio de Janeiro, com a presença do Papa João Paulo II. Em 1999, por ocasião das comemorações dos 400 anos da fundação da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, teve sua composição "Estreia", gravada pelo Quinteto Natal Metais no CD "Nação Potiguar".

Em uma de suas raras entrevistas, contou que costumava compor tudo mentalmente. Era um dom especial de compor melodia, arranjos e harmonias de cabeça, só depois escrevia a partitura. Compôs mais de 200 músicas.

Confira o clipe do festival