Atrações Jubarte Ataca, Born To Freedom, Terrorzone, Luan Bates e Thee Automatics

Agenda Cultural

Festival Solaris abre espaço para o indie rock

Cinco bandas tocarão no festival marcado para 6 de agosto, no Memorial Câmara Cascudo. A ação vai arrecadar alimentos em prol do Sopa Vegan

25 de julho de 2022

Cinthia Lopes

Com pouco espaço na atual ‘vibe’ dos festivais de música de Natal, o rock será a trilha do  Solaris Rock Fest. O evento retorna à cena dia 6 de agosto, no Memorial Câmara Cascudo, a partir das 16h. Cinco bandas se apresentam nesta edição: Jubarte Ataca, Born To Freedom, Terrorzone, Luan Bates e Thee Automatics, que fará o lançamento do vinil de 20 anos. A ação também terá caráter beneficente em prol do Projeto Sopa Vegan, com entrada revertida em 1kg de alimento não perecível. Como é de praxe o incentivo à produção do segmento, o festival contará com um estande da Loki Discos vendendo discos das bandas locais.
 
O Solaris Rock Fest nasceu a partir do primeiro selo de música indie de Natal, criado pelo músico Alexandre Alves. Foram cinco edições realizadas entre 2002 e 2006, com palcos no extinto Pedrinho Abech e no antigo Teatro Sandoval Wanderley. “O Solaris enquanto selo indie, lançou 20 fitas k7 e mais 30 cds”, lembra o idealizador.

Para esta edição, Alexandre ressalta o caráter "totalmente beneficente", bancado pela venda antecipada dos vinis dos Automatics, banda da qual Alves é fundador, vocalista e guitarrista.

“Estamos fazendo uma ação social em prol dos necessitados, coisa simples que os festivais grandes parecem não estar fazendo neste ano tão difícil para 33 milhões de pessoas no limite da pobreza. Estamos tentando fazer nossa pequena parte. É pouco.  Mas o que a gente pode fazer”, comentou.

BANDAS
Thee Automatics: indie rock alternativo shoegaze post punk.Junte tudo e eis aqui a banda que mais lançou discos no Rock potiguar até hoje. São 19 discos já contando a recente coletânea "Shadowbox", que pega o período 2011-2021, lançado em vinil transparente com capa do artista Falves Silva.

Jubarte Ataca: surf music instrumental  contemporânea com um pé no garage rock. De Mossoró, mas radicado em Natal, o trio também está lançando em vinil seu novo trabalho "Das profundezas emergem". Diversão garantida.

Born to Freedom: post hardcore contemporâneo com um pé no melódico e outro no punk 77. Letras em inglês e português com o pé no acelerador na maior parte do tempo. O quinteto é um dos nomes fortes do atual cenário potiguar.

Terrorzone: primeira banda de rock no RN a lançar um CD, isso em 1995, os decanos do thrash metal potiguar vem voltando aos poucos aos palcos, tendo à frente nova formação com o já  icônico Paulão Vianna nos vocais e guitarra, agora com Herval Padilha na bateria em novo repertório. Para agradar a horda metálica e de quem gosta de som mais pesado

Luan Bates: símbolo mor da nova safra do rock alternativo no RN, o vocalista e guitarrista vem chamando a atenção com seu som melódico herdado de Neil Young e Dinosaur Jr. Vem lançando vários singles e álbuns virtuais, mas deve sair em breve o álbum físico, ainda em 2022.