Artistas de Nova Orleans participam do Festival MPB Jazz

Agenda Cultural

Festival une potiguares e artistas de Nova Orleans da música afro-americana e brasileira

A nova edição será dias 01, 02 e 03 de julho e terá John Boutté, Shannon Powell, Solid Harmony, Khrystal, Bethoven, Caio Padilha e outros

12 de junho de 2021

Artistas que cultivam as vertentes clássicas da música afro-americana surgidas em Nova Orleans, como o jazz, blues, soul e gospel, se conectam aos potiguares que bebem nas mesmas fontes e na diversidade da música brasileira. É desse intercâmbio que trata o Festival MPB Jazz, evento promovido pela Green Point desde 2010 em Natal, com seis edições realizadas em anos alternados.

Na forma presencial, o evento trouxe vários nomes norte-americanos, sempre com a cantora potiguar Valéria Oliveira como anfitriã do projeto.  Em 2021, o festival está de volta, mas por conta da pandemia será em formato virtual. A nova edição 2021 acontecerá nos dias 01, 02 e 03 de julho, com exibição no canal da Green Point Produções no YouTube.

O meio online facilita o intercâmbio cultural à distância e a participação de nomes jovens e veteranos da cena musical de Nova Orleans, como John Boutté, Shannon Powell, Gregg Stafford & The Jazz Hounds, e Topsy Chapman & Solid Harmony. Do Rio Grande do Norte participam Caio Padilha, Chico Bethoven, Priscila Matos, Josy Ribeiro, Khrystal e Valéria Oliveira, que realizarão homenagens a  nomes consagrados da MPB.

O Festival MPB Jazz 2021 promoverá também, durante os meses de junho e julho, uma retrospectiva das edições anteriores que será exibida na Rádio Universitária FM (88.9 FM), todas as quintas-feiras, a partir de hoje (10/06), das 12h30 às 13h; e na TV Universitária (Canal aberto digital 5.1/Cabo Natal 802 HD) nos dias 19 e 26 de junho e 10 e 17 de julho, às 18h30.

As retrospectivas contarão com um repertório especial, selecionado cuidadosamente, com destaque para os melhores momentos, com a finalidade de evidenciar e destacar os grandes clássicos americanos e potiguares que se apresentaram nos palcos natalenses, e que, deixaram suas assinaturas musicais e suas identidades culturais na memória das edições anteriores do Festival MPB Jazz.

O MPBJazz é uma realização da Green Point Produções, em parceria com o 504 Experience de New Orleans e Valéria Oliveira Produções e conta com o Patrocínio da Prefeitura do Natal, Lei Djalma Maranhão, Unimed Natal, HC Cardio, Lei Aldir Blanc, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal e com o apoio da TV e Rádio Universitária.

SERVIÇO

Festival MPB Jazz - 7ª edição 

- Retrospectiva Universitária FM (88.9 FM)

Todas as quintas-feiras, a partir de 10/06 até o final de julho, das 12h30, às 13h 

- Retrospectiva TV Universitária - (Canal aberto digital 5.1/Cabo Natal 802 HD)

Dias 19 e 26 de junho e 10 e 17 de julho, às 18h30. 

- Apresentações Inéditas da 7ª edição:

01, 02 e 03 de julho às 21h30

Canal do Youtube da Green Point Produções